O Mau Exemplo de Cameron Post


Sutileza em Demasia


O Mau Exemplo de Cameron Post (EUA, 2018) possui a nítida intenção de ser sutil e de não chocar de forma gratuita. Tamanho cuidado infelizmente limita a carga emocional da narrativa que, ambientada na década de 1990, discorre sobre um centro cristão voltado a efetuar a cura gay entre adolescentes, história que poderia resultar em um soco no estômago não fosse tratada de modo tão contido, vide os comportamentos deveras resignados da quase totalidade dos jovens retratados cujos raros momentos de rebeldia são mostrados praticamente sem conflito em torno deles – exceção, dentro deste contexto, feita ao ato de mutilação praticado por um garoto, gesto que de tão radical sequer é encenado, sendo tão apenas mencionado para que aquele clima de sutileza alhures citado não se disperse.
A estratégia de pisar em ovos acaba prejudicando o aproveitamento de determinados personagens que inicialmente prometiam servir de fonte de provocação de toda sorte de embates, mas que são ao que parece propositalmente abandonados – vide os casos do líder religioso que se diz curado da homossexualidade e de Jane Fonda (Sasha Lane), a melhor amiga de clausura da protagonista cuja rebeldia e insinuação sexual para com aquela primeira são num instante apresentadas para logo adiante serem reprimidas pela trama – o que torna raso o tratamento de um assunto tão rico e lamentavelmente ainda tão atual¹.
_________________

01. Cabe frisar que a “discussão a respeito da “cura gay” nos EUA ainda é quente — em 41 estados do país a prática ainda é considerada legal. Recente estudo do Williams Institute, da faculdade de direito da Universidade da Califórnia, Los Angeles, alerta que 20 mil jovens LGBTs norte-americanos passarão pelo tratamento” (Martinelli, Andréa. 'O mau exemplo de Cameron Post', filme sobre cura gay, estreia no Brasil em abril. Disponível em https://www.huffpostbrasil.com/entry/mau-exemplo-cameron-post-estreia-brasil_br_5ca24127e4b0fb341d6082e8. Acesso em 24/04/2019).

 


FICHA TÉCNICA

Título Original: The Miseducation of Cameron Post
Direção: Desiree Akhavan
Roteiro: Cecilia Frugiuele, Desiree Akhavan, Emily M. Danforth
Produção: Alex Turtletaub, Cecilia Frugiuele, Jonathan Montepare, Michael B. Clark, Rob Cristiano
Elenco: Andre B. Blake, Cerrone may, Chloë Grace Moretz, Christopher Dylan White, Dale Soules, Dalton Harrod, Emily Skeggs, Forrest Goodluck, Isaac Jin Solstein, Jennifer Ehle, John Gallagher Jr., Joshua Thomas, Kerry Butler, Marin Ireland, McCabe Slye, Melanie Ehrlich, Nicholas Covell, Owen Campbell, Quinn Shephard, Sasha Lane, Shelby L. Collete, Steven Hauck
Fotografia: Ashley Connor
Trilha Sonora: Julian Wass
Montagem: Sara Shaw
Estreia: 18/04/2019 (Brasil)
Duração: 91 min.

Comentários

LEIA TAMBÉM