Melhores de 2020

Embora impedidos de frequentar salas de cinema durante quase todo o ano por conta da pandemia, os amantes da sétima arte foram agraciados com obras exclusivas dos serviços de streaming – plataformas que ganharam relevância ainda maior em um tempo de locomoção limitada – e, sobretudo, com diversos festivais online de cinema que permitiram o acesso gratuito e autorizado a obras inéditas nos circuitos comercial e alternativo de Belém, contexto esse do qual foram eleitas as melhores produções que os cinéfilos da cidade das mangueiras puderam ter contato ao longo de 2020.

 

 

1.Retrato de Uma Jovem em Chamas

Dotado de um roteiro primoroso de forte conotação feminista, a excelência de Retrato... é fruto também do trabalho de direção de Céline Sciamma que evita qualquer olhar fetichista sobre suas protagonistas – visto em: Cine Líbero Luxardo. 

 

 2. Você Não Estava Aqui

O cineasta Ken Loach entrega uma aula bastante didática sobre o tema da uberização das relações de trabalho através de Você Não Estava Aqui, filme que inegavelmente tem seu caráter ideológico filiado ao cinema operário - visto em: Cine Líbero Luxardo.

 

3. Em Guerra

Embora vinculado a causa operária, Em Guerra (França, 2018) mantém certa dose de afastamento do cinema de conotação realista praticado em torno de tal temática graças a uma estrutura estética que diversas vezes emula linguagem documental próxima a de programas jornalísticos - visto em: Festival Varilux de Cinema Francês.

 

4.  Ema

Ema dispõe de uma personagem central que usa a sedução e o sexo como armas para obter aquilo que almeja, aspecto esse em que ganha destaque a acachapante atuação de Mariana Di Girolamo responsável por compor uma figura arrebatadora tanto em seu exterior quanto em seu fragilizado interior – visto em MUBI.

5. Um Amor Impossível

Baseado no romace homônimo de Christine Angot, dirigido por Catherine Corsini e estrelado por Virginie Efira, Um Amor Impossível, enquanto produto do trabalho de pelo menos três mulheres, consiste em acurado olhar feminino sobre o papel da mulher em uma sociedade patriarcal ao longo de quase meio século - visto em: Festival Varilux de Cinema Francês.

 

6. Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia

Desacreditada por praticamente todos, Petúnia implementa uma jornada de confronto ao establishment que iniciada um tanto que por acaso e sem planejamento torna-se rapidamente uma questão individual de proteção do seu espaço no mundo e coletiva de defesa da igualdade de gêneros - visto em: SESC digital.

 

7.   O Farol

Dois homens vivem à própria sorte sem contato algum com qualquer outra alma que não seja a dos animais que frequentam a ilha na qual exercem o ofício de faroleiros. Neste passo, a dificuldade de relacionamento entre tais figuras é estimulada por atos de arrogância e de humilhação praticados pelo veterano contra o aprendiz, o que acirra os ânimos e cede espaço para a violência que de verbal torna-se física à medida que os dias de solidão se estendem - visto em: Cine Líbero Luxardo.

 8.   Joias Brutas

Joias Brutas configura um tour de force de Adam Sandler que dá tudo de si em uma narrativa de ritmo incessante que tem o nítido intuito de deixar o espectador extenuado tamanhas as idas e vindas no cotidiano do protagonista - visto em: Netflix.

 9. Mignonnes

Mignonnes reflete sobre a sexualização precoce de crianças e adolescentes facilitada pelo acesso irrestrito a materiais impróprios para a referida faixa etária. Bem escrito e editado, o filme ainda conta com interpretações exemplares de um elenco que encara papeis dificílimos com absoluta naturalidade, junção de qualidades essa que denota a desproporção do discurso de ódio dos detratores da obra - visto em: Netflix.

 

10. Um Lindo Dia na Vizinhança

Um Lindo Dia... convence o espectador de que é possível sim haver luzes onde se vê apenas trevas, resultado obtido graças não só aos delicados trabalhos de roteiro e direção como, sobretudo, a credibilidade de Tom Hanks - visto em: Telecine.

11. Normal

12. O Oficial e o Espião

13. Destacamento Blood

14. Era Uma vez um Sonho

15. Magnatas do Crime

16. Os 7 de Chicago

17. Uma Mulher Alta

18. 1917

19. Jojo Rabbit

20. Borat: Fita de Cinema Seguinte

 

Melhor Direção: Céline Sciamma (Retrato de uma Jovem em Chamas)

 

Melhor Roteiro Original: Você Não Estava Aqui

 

Melhor Roteiro Adaptado: Um Amor Impossível

 

Melhor Ator: Vincent Lindon (Em Guerra) / Delroy Lindo (Destacamento Blood)

 

Melhor Atriz: Mariana Di Girolamo (Ema)

 

Melhor Ator Coadjuvante: Willem Dafoe (O Farol)

 

Melhor Atriz Coadjuvante: Gleen Close (Era Uma vez um Sonho)

 

Melhor Fotografia: O Farol

 

Melhor Montagem: Em Guerra

 

Melhor Trilha Sonora: Tenet

 

Melhor Figurino: Retrato de uma Jovem em Chamas

 

Melhor Direção de Arte: 1917/Mank

 

Melhores Efeitos Visuais: Tenet

 

Melhor Documentário: Normal

 

Comentários

LEIA TAMBÉM