Melhores de 2020
1.Retrato de Uma Jovem em Chamas
Dotado de um roteiro primoroso de forte conotação feminista, a excelência de Retrato... é fruto também do trabalho de direção de Céline Sciamma que evita qualquer olhar fetichista sobre suas protagonistas – visto em: Cine Líbero Luxardo.
O cineasta Ken Loach entrega uma aula bastante didática sobre o tema da uberização das relações de trabalho através de Você Não Estava Aqui, filme que inegavelmente tem seu caráter ideológico filiado ao cinema operário - visto em: Cine Líbero Luxardo.
Embora vinculado a causa operária, Em Guerra (França, 2018) mantém certa dose de afastamento do cinema de conotação realista praticado em torno de tal temática graças a uma estrutura estética que diversas vezes emula linguagem documental próxima a de programas jornalísticos - visto em: Festival Varilux de Cinema Francês.
Ema dispõe de uma personagem central que usa a sedução e o sexo como armas para obter aquilo que almeja, aspecto esse em que ganha destaque a acachapante atuação de Mariana Di Girolamo responsável por compor uma figura arrebatadora tanto em seu exterior quanto em seu fragilizado interior – visto em MUBI.
Baseado no romace homônimo de Christine Angot, dirigido por Catherine Corsini e estrelado por Virginie Efira, Um Amor Impossível, enquanto produto do trabalho de pelo menos três mulheres, consiste em acurado olhar feminino sobre o papel da mulher em uma sociedade patriarcal ao longo de quase meio século - visto em: Festival Varilux de Cinema Francês.
6. Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia
Dois homens vivem à própria sorte sem contato algum com qualquer outra alma que não seja a dos animais que frequentam a ilha na qual exercem o ofício de faroleiros. Neste passo, a dificuldade de relacionamento entre tais figuras é estimulada por atos de arrogância e de humilhação praticados pelo veterano contra o aprendiz, o que acirra os ânimos e cede espaço para a violência que de verbal torna-se física à medida que os dias de solidão se estendem - visto em: Cine Líbero Luxardo.
Joias Brutas configura um tour de force de Adam Sandler que dá tudo de si em uma narrativa de ritmo incessante que tem o nítido intuito de deixar o espectador extenuado tamanhas as idas e vindas no cotidiano do protagonista - visto em: Netflix.
10. Um Lindo Dia na Vizinhança
Um Lindo Dia... convence o espectador de que é possível sim haver luzes onde se vê apenas trevas, resultado obtido graças não só aos delicados trabalhos de roteiro e direção como, sobretudo, a credibilidade de Tom Hanks - visto em: Telecine.
11. Normal
12. O Oficial e o Espião
13. Destacamento Blood
14. Era Uma vez um Sonho
15. Magnatas do Crime
16. Os 7 de Chicago
17. Uma Mulher Alta
18. 1917
19. Jojo Rabbit
20. Borat: Fita de Cinema Seguinte
Melhor Direção: Céline Sciamma (Retrato de uma Jovem em Chamas)
Melhor Roteiro Original: Você Não Estava Aqui
Melhor Roteiro Adaptado: Um Amor Impossível
Melhor Ator: Vincent Lindon (Em Guerra) / Delroy Lindo (Destacamento Blood)
Melhor Atriz: Mariana Di Girolamo (Ema)
Melhor Ator Coadjuvante: Willem Dafoe (O Farol)
Melhor Atriz Coadjuvante: Gleen Close (Era Uma vez um Sonho)
Melhor Fotografia: O Farol
Melhor Montagem: Em Guerra
Melhor Trilha Sonora: Tenet
Melhor Figurino: Retrato de uma Jovem em Chamas
Melhor Direção de Arte: 1917/Mank
Melhores Efeitos Visuais: Tenet
Melhor Documentário: Normal
Comentários
Postar um comentário