Depois de Maio
A Política e o Íntimo
Sim, Depois de Maio (França, 2012) é um filme político, porém, acima de
tudo, é o retrato de um momento de transição em que de jovens idealistas
adeptos a qualquer tipo de liberdade, passamos a ser “as pessoas da sala de jantar” cantadas pelos Mutantes, isto é,
adultos responsáveis com empregos e/ou tarefas dignas de respeito – ainda que
não desejadas – e capazes de pagar as contas ao fim do mês.
Dentro deste contexto, o título do
longa-metragem se revela preciso na medida em que volta os olhos para o que
ocorrera nos anos seguintes ao maio de 1968 e sua eclosão de revoltas. Para nós
brasileiros a obra é até mais oportuna ao passo em que reflete nosso próprio e
atual período de rebelião nas ruas da população, principalmente jovem, o que,
no mínimo, demonstra que seja qual for o resultado e o legado do que
experimentamos hoje, a História é e sempre será cíclica, tornando, portanto, a
revolução uma utopia importante que jamais poderá ser considerada vã, porque
necessária para alimentar o grito e o eco dos revoltosos.
Dito isso e voltando ao filme, vale
frisar que em sendo o protagonista consideravelmente inspirado na figura do
próprio diretor e roteirista Olivier Assayas², o que se vê na tela é uma
abordagem íntima e escorreita dos assuntos, afinal jamais é possível perceber
de sua parte saudosismo ou romantismo³ na retomada do cotidiano de um jovem em
meio a rebeldia política do instante e a descoberta da liberdade sexual e da
contracultura drogadita. Neste diapasão, o prazer e as consequências são
delineados sem que a toada se torne sisuda, daí que extremamente feliz fora o
cineasta Walter Salles ao declarar que: “Assayas filma a matéria política com
leveza, sem pedagogismos ou nostalgia, o que confere uma qualidade rara a Depois de Maio” ⁴.
Por fim, merecem registro e
elogios o trabalho de direção de arte simples e ao mesmo tempo certeiro, bem
como o competentíssimo elenco⁵.
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1.Olivier Assayas já havia abordado a década de 70 no elogiado projeto Carlos;
segundo o cineasta, este último era “um
filme sobre os anos 1970 do ponto de vista geopolítico. Senti falta de
descrever aquele período de maneira mais íntima”, daí Depois de Maio ter sido realizado (Revista Preview.
Ano 3. ed. 43. São Paulo: Sampa, Abril de 2013. p.32-3).
2. Segundo Walter Salles: “A raiz do filme é autobiográfica, baseada em um texto luminoso que
Assayas escreveu, “Uma adolescência no pós-maio”, uma carta aberta para a viúva
de Guy Debord — autor que influenciou profundamente o jovem Assayas” (FONTE: ‘Depois
de Maio’, um filme apaixonante In http://oglobo.globo.com/cultura/depois-de-maio-um-filme-apaixonante-8254677#ixzz2avRSbPsh Acesso em 03.08.13). Neste passo, a sequência em que o protagonista faz
seu primeiro estágio num estúdio de cinema faz parte da história de Olivier
Assayas que assim confessa: “Essa parte é
bem pessoal, de quando eu estava trabalhando em Pinewood, na Inglaterra, na
equipe de montagem de Super-Homem. Estava lá quando rodaram o fim de Krypton!
No estúdio ao lado, Kevin Connor estava fazendo filmes B malucos, com monstros
e nazistas” (Revista Preview. Ano
3. ed. 43. São Paulo: Sampa, Abril de 2013. p. 33).
3. Em sentido
parecido Mariane Morisawa conclui que “Assayas
mostra tudo com pouco saudosismo, pelo contrário, com um olhar contemporâneo
que aponta para a ingenuidade e questões pouco resolvidas como a desigualdade
entre homens e mulheres. Acima de tudo, é uma obra moderna na forma de filmar,
que oferece uma viagem àquele tempo” (Revista Preview.
Ano 3. ed. 43. São Paulo: Sampa, Abril de 2013. p.60). Por seu turno, Walter Salles complementa: “Assayas
filma a vibração desses anos de forma radicalmente contemporânea, a câmera
solidária a seus personagens, escapando dos perigos de um “filme de época”. Não
há exibicionismos, planos ou cenas desnecessários. [...] Não há, também, romantização de um momento
em que só o futuro parecia interessar” (‘Depois de Maio’, um filme apaixonante
In http://oglobo.globo.com/cultura/depois-de-maio-um-filme-apaixonante-8254677#ixzz2avRSbPsh Acesso em 03.08.13).
4.FONTE: ‘Depois de Maio’, um filme apaixonante In http://oglobo.globo.com/cultura/depois-de-maio-um-filme-apaixonante-8254677#ixzz2avRSbPsh Acesso em 03.08.13.
5.Aspecto esse em que Assayas assumira
um enorme risco tendo em vista que, em busca de realismo, optara por trabalhar
apenas com não atores, escolhidos enquanto o mesmo passeava pelas ruas da França,
sendo que a única exceção neste sentido fora a atriz Lola Creton.
FICHA
TÉCNICA
Título
Original: Après Mai
Direção e Roteiro: Olivier Assayas
Produção: Nathanael Karmitz
Elenco: Clément Métayer, Lola Creton, Félix Armand,
Carole Combes, André Marcon, Léa Rougeron
Fotografia: Eric Gautier Edição: Luc Barnier
Estreia no Brasil: 26.04.13 Estreia Mundial: 19.09.12
Duração: 122 min.
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