Jogo de Cena
O metadocumentário, como o próprio
nome indica, é uma vertente do gênero não ficcional que se presta a investigar
os meandros do fazer cinematográfico. Com efeito, um exemplo de obra dessa categoria
reside em Santiago (Brasil, 2007),
filme que desnuda não só a figura do mordomo que por anos serviu a família do
diretor João Moreira Salles como também as escolhas desse último seja durante
as entrevistas realizadas com aquele primeiro, seja ao longo do processo de
captação de imagens adicionais, proporcionando, desse modo, aquela que talvez
seja a mais honesta auto-análise acerca do quanto de real e de transformado
existe num documentário¹.
Dito isso, Jogo de Cena (Brasil, 2007), por seu turno, realiza o casamento
fílmico perfeito com Santiago na
medida em que tal qual este apresenta tanto uma considerável carga emotiva –
vide as histórias de vida das várias mulheres entrevistadas² – quanto uma
profunda abordagem sobre o rompimento da barreira existente entre o verdadeiro
e o falso.
No caso do trabalho de Eduardo
Coutinho, a metalinguagem se reflete não num olhar sobre o cineasta, seus
métodos e decisões, mas sim sobre o ato de interpretar e o quanto nele pode haver
ou não distanciamento do intérprete perante o papel defendido. Neste passo,
Marília Pera defende a fala que lhe cabe com um calculismo que beira frieza,
denotando, por conseguinte, um exercício técnico irreparável que a impede de
ser arrastada para a dor dos seres que vivifica. De modo inverso, Andrea
Beltrão e, sobretudo, Fernanda Torres sentem cada emoção advinda dos relatos
por elas interpretados, transitando, desta feita, ora entre seus próprios
sentimentos ora entre o texto de referência propriamente dito. A partir da
entrega dessas duas atrizes, a distinção entre o ser e o não ser começa a ser
devidamente borrada até chegar ao ponto em que não mais interessa saber quem
atua e quem relata suas próprias experiências, dado o fascínio que a essa
altura já se instalara no espectador pelos dramas narrados e suas
“protagonistas”. Tal êxito, vale dizer, é fruto do arco dramático que Coutinho
constrói a partir da seleção de entrevistas realizadas. Assim, a maternidade,
por exemplo, é um assunto recorrente ao lado de outras questões afetivas
envolvendo casamento, abandono e crise familiar³.
O sucesso da articulação entre
verdade e encenação e a manutenção do interesse da platéia perante histórias
que se repetem ou que não raro se parecem se deve a um elemento magistralmente
utilizado: a edição, isso porque Coutinho sabe a hora certa de cortar, de
retomar uma fala, de colocar outra em paralelo, para, consequentemente,
confundir e encantar. Não à toa para Consuelo Lins e Claúdia Mesquita, filmes
como Santiago e Jogo de Cena:
“produzem
experiências e reflexões através da forma como são montados. É na articulação
das imagens no tempo da projeção que oscilações, incertezas, sensações,
reflexões e aprendizados se dão; é na duração que a impressão de realidade e a
crença do espectador tão caras a tradição do documentário são colocadas em
questão”₄.
Trocando em miúdos, realizações como Santiago e Jogo de Cena
garantem ao documentário contemporâneo brasileiro a virtude de mostrar que, por
vezes, confundir é a forma maior de estudar o homem e o cinema.
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1. Leia mais sobre Santiago em http://setimacritica.blogspot.com.br/2012/04/cabra-marcado-para-morrersantiago.html.
2. Conforme explicam Consuelo
Lins e Cláudia Mesquita, Coutinho dessa vez entrevista apenas mulheres “porque,
para ele, mulheres são o que ele não é, o ‘outro’ que busca em seus filmes“ (Filmar o real: sobre o documentário
brasileiro contemporâneo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. p. 78).
3. Neste diapasão, um único depoimento destoa do resto e soa até
fútil eis que concentrado tão somente nas dificuldades enfrentadas por uma
mulher de meia idade para engrenar um relacionamento a dois.
4. LINS, Consuelo e MESQUITA, Cláudia Mesquita. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. 2ª
ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. p.82.
Direção:
Eduardo Coutinho
Edição:
Jordana Berg
Duração:
105 min.
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