The Lunchbox



As Aparências Enganam

“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto
desencontro pela vida” (Vinicius de Moraes)


Ao contrário do que aparenta ser, The Lunchbox (Alemanha / França / Índia / EUA, 2013) é um filme de desencontros, de romances perdidos pelo caminho¹. Por mais que na superfície trate da redescoberta do amor, o que o longa-metragem se esmera em paulatinamente fazer é um retrato da solidão somada ao medo acarretado pela chegada da velhice – aspecto último esse que, frise-se, representa o principal achado do roteiro.
Com efeito, saltam aos olhos os contrastes utilizados pela obra para alcançar seus objetivos, por exemplo:
- os personagens são solitários em meio a uma cidade que há tempos eclodiu demograficamente,
- Irrfan Khan, em momento algum aparenta ter a idade avançada do ser que interpreta.
Eis detalhes que numa análise precipitada podem ser mal compreendidos, mas que na verdade se alinham a intenção mater da produção, qual seja revelar uma essência diversa das aparências, driblando assim expectativas e escapando da previsibilidade – ainda que por vezes a narrativa ameace se tornar repetitiva.
Talvez o título peque por não conseguir garantir a personagem feminina semelhante carga de relevância existente em torno do protagonista masculino, daí aquela acabar servido de escada para este; contudo, esse é o tipo de problema que não detém o poder de desmerecer o conjunto de uma obra cujas virtudes são muito maiores na medida em que não se contenta com a mesmice optando por explorar assuntos estranhos ao romance enquanto gênero cinematográfico.
______________________
1. Daí sua conclusão em aberto.

FICHA TÉCNICA

Título original: Dabba
Direção: Ritesh Batra
Roteiro: Ritesh Batra, Rutvik Oza
Elenco: Irrfan Khan, Nawazuddin Siddiqui, Nimrat Kaur, Denzil Smith, Bharati Achrekar
Produção: Anurag Kashyap, Guneet Monga, Arun Rangachari
Fotografia: Michael Simmonds
Edição: John F. Lyons
Estreia no Brasil: 28.02.14
Duração: 104 min.

Comentários

LEIA TAMBÉM