Roda Gigante



Fotografia Ímpar


Roda Gigante (EUA, 2017) possui uma narrativa de conotação deveras teatral, o que não seria um problema caso ao menos dispusesse de personagens interessantes o bastante para fixar a atenção do público. Neste diapasão, Woody Allen se dedica sobremaneira a sua protagonista, interpretada com garra por Kate Winslet, e deixa um tanto de lado as figuras coadjuvantes que, desta feita, carecem de brilho, exceto pelo ser bonachão e alheio a tudo que ocorre ao seu redor vivido por James Belushi através da performance mais relevante até então de sua carreira. Dito isso, falta estofo à produção para tornar memorável a história de adultério dessa vez contada, constatação, frise-se, decorrente das limitações de um roteiro que opta por não abrir espaço para o humor¹, preferindo, ao contrário, manter o foco sobre os dramas que permeiam as arriscadas relações amorosas mantidas entre os homens e mulheres retratados, viés esse cujo valor poderia ser maior se injetado fosse - tal como visto, por exemplo, em Match Point (Inglaterra, 2005) - uma dose de sensualidade na dinâmica dos personagens que, a despeito dos sentimentos que afirmam ter, relacionam-se de forma um tanto fria.
Trilhar caminhos de natureza cômica ou sexy, por certo, enriqueceria o enredo que, tal como estruturado, se mostra arrastado e, por vezes, monótono. Por isso, é uma pena que este pouco inspirado trabalho de Allen não esteja à altura dos mencionados desempenhos de Winslet e Belushi nem, principalmente, da excepcional direção de fotografia de Vittorio Storaro que tira todo proveito do suporte digital para iluminar a tela com uma belíssima paleta que funde tons sépia e azulado, dando vida e brilho a cenários e locações que juntos ilustram a ensolarada e colorida Coney Island dos anos 1950 – no que se destaca o parque de diversões e a roda gigante que serve de metáfora para a trajetória dos personagens. Com efeito, o trabalho de Storaro possui inquestionável importância, afinal, em sendo Roda Gigante um projeto que não raro parece um teatro filmado, a ambientação tão reiteradamente vista nos planos se firma como um elemento capaz de seduzir o espectador, deixando-o inclusive mais tolerante ao ritmo irregular do filme. Lamentavelmente, o excelente produto do labor de Storaro acabara ofuscado pelo resultado morno do longa-metragem e, sobretudo, pelas acusações e polêmicas de ordem sexual envolvendo Allen rememoradas a partir do lançamento de Roda Gigante² que, destarte, há de ser visto, no mínimo, para fins de conhecimento e reverência ao que o oscarizado fotógrafo italiano³ fizera.
__________________
1. A comédia até parece por alguns instantes que pode vir a se embrenhar pela tramar graças as breves aparições de um garoto piromaníaco e de dois gângsteres (Tony Sirico e Steve Schirripa atores que também personificam mafiosos no seriado Os Sopranos), perspectiva que, entretanto, não se torna uma realidade.

2. Luiz Carlos Merten observa que Roda Gigante é “um filme sobre uma madrasta em litígio com a enteada por seu homem. Sim, você captou tudo – Roda Gigante ainda expõe vestígios daquele affair que fez tremer Hollywood no começo dos anos 1990. O triângulo Woody/Mia/Soon Yi, lembram-se?” ('Roda Gigante', de Woody Allen, reabre as feridas de velhas acusações de assédio e abuso. Disponível em: http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,roda-gigante-de-woody-allen-reabre-as-feridas-de-velhas-acusacoes-de-assedio-e-abuso,70002133227. Acesso em 28/01/18.

3. Além de já ter amealhado 03 Oscar pelos trabalhos em Apocalypse Now (1979), Reds (1981) e O Último Imperador (1987), Vittorio Storaro também assinou muitos outros inesquecíveis trabalhos de cinematofotografia, como por exemplo os vistos em O Conformista (1970) e O Fundo do Coração (1981). Leia mais em: https://medium.com/revista-bravo/quem-%C3%A9-vittorio-storaro-diretor-de-fotografia-que-escreve-com-a-luz-bb24ee4ad744 .

Ficha Técnica

Título Original: Wonder Wheel
Direção e Roteiro: Woody Allen
Elenco: Bobby Slayton, Danielle Ferland, David Krumholtz, Debi Mazar, Ed Jewett, Geneva Carr, Gregory Dann, Jack Gore, Jacob Berger, Jenna Stern, James Belushi, John Doumanian, John Mainieri, Juno Temple, Justin Timberlake, Kate Winslet, Maddie Corman, Max Casella, Michael Striano, Michael Zegarski, Nico Petrosino, Robert C. Kirk, Steve Schirripa, Tom Guiry, Tommy Nohilly, Tony Sirico, Ziada Zienna
Produção: Edward Walson, Erika Aronson, Letty Aronson
Fotografia: Vittorio Storaro
Montagem: Alisa Lepselter
Estreia no Brasil: 28.12.2017
Duração: 101 min.

Comentários

LEIA TAMBÉM