O Retorno de John Henry


Apego ao Clichê

 São comuns nos westerns histórias em que um indivíduo ou comunidade, uma vez acossado(a) por criminosos, recorre aos préstimos de um pistoleiro, não raro aposentado, que, titubeante, aceita o pedido de ajuda, a despeito de sua vontade de deixar para trás o histórico de violência que lhe é peculiar. Caro ao faroeste, tal mote, de tão utilizado, acabara se tornando uma espécie de clichê do gênero, contexto esse em que conseguem se destacar os títulos que melhor constroem os perfis psicológicos dos personagens em meio ao conflito¹, êxito que O Retorno de John Henry (EUA/Canadá/França 2015) não chega nem perto de alcançar tendo em vista sua nítida intenção de apenas repetir ideias de outrora - no que se inclui um manjado triângulo amoroso - sem, desta feita, empenhar qualquer esforço para driblar a previsibilidade.


A bem da verdade, o longa-metragem se parece com as produções genéricas lançadas nos anos 1990 na esteira do sucesso de público e de crítica de Os Imperdoáveis (EUA, 1992), o que configura um resultado deveras simplório para um filme que conta no elenco com Brian Cox - como um algoz que teria muito mais a render se bem aproveitado, ao invés de descartado de modo tão anticlimático -, além, é claro, de Kiefer e Donald Sutherland que levam para as telas os papeis de pai e filho da vida real. Cada um dos dois últimos em especial, vale dizer, se empenha em dignificar a obra quando em determinadas sequências dão início a performances que apesar de nitidamente capazes de agregar emoção à trama, são logo  infeliz e equivocadamente interrompidas por cortes inseridos com brutalidade suficiente para evitar qualquer afloramento exacerbado de sentimentos, opção que denota a condução limitada do diretor Jon Cassar que, assim, não ousa pisar fora da zona de conforto. Os Sutherland mereciam mais.
______
1.     Vide o exemplo de Os Brutos Também Amam (1954), Sete Homens e Um Destino (1960) e Bravura Indômita (1969).
2.     Tais como Tombstone (1993), Quatro Mulheres e um Destino (1994) e Rápida e Mortal (1995).

Ficha técnica

Título Original: Forsaken
Direção: Jon Cassar
Roteiro: Brad Mirman
Elenco: Kiefer Sutherland, Donald Sutherland, Brian Cox, Demi Moore, Michael Wincott, Aaron Poole, Dave Trimble, Dylan Smith
Fotografia: Rene Ohashi
Trilha Sonora: Jonathan Goldsmith
Estreia: 19.02.16
Duração: 86 min.

Comentários

LEIA TAMBÉM