Aladdin


Não Fosse Pelo Vilão

Guy Ritchie não parecia ser a escolha mais natural para dirigir a adaptação Aladdin (EUA, 2019) face o viés cínico, estilizado e não raro violento das obras anteriormente por ele comandadas. Felizmente, porém, as apreensões se revelaram incabíveis vide a correta maneira com que o cineasta colocara a linguagem ágil que tão bem caracteriza sua filmografia a serviço de uma narrativa infanto-juvenil e, o que é melhor, sem buscar impor sua assinatura nem tentar inventar a roda.

Fiel ao material de origem Ritchie entrega, desta feita, um trabalho divertidíssimo que usufrui ao máximo de elementos que o live action disponibiliza, como figurinos e cenários ricos em cores e detalhes “que pega[m] bastante emprestado, no colorido e nos cenários propositalmente falsos, dos musicais de Bollywood”¹, além de um elenco quase que em sua totalidade exemplar – no que se destacam Naomi Scott e sua princesa Jasmine conectada a bandeira do empoderamento feminino, além, vale frisar, de Will Smith que rouba positivamente as cenas a cada aparição, ou seja, à vontade em um papel cômico como há tempos não se via – desempenho que faz jus, portanto, ao exímio trabalho de Robin Williams que fizera história ao dublar o gênio da lâmpada na animação de 1992. Em meio a esse conjunto chama também atenção, por fim, a forma como o longa-metragem se vale de efeitos visuais seja para compor personagens seja para estruturar sequências musicais, dado o nítido cuidado para manter tal ferramenta atrelada ao enredo e sem a ele se sobrepor.
É uma pena, todavia, que um item de extrema importância não funcione a contento na produção, qual seja o vilão de Marwan Kenzari, resultado constatado tanto pelo desempenho pouco inspirado do mesmo, quanto pela maneira concisa com que o arco dramático de seu papel é desenvolvido.  Pelo visto o foco quase que exclusivo sobre as figuras do bem deixou um tanto a míngua o antagonista, personagem que, por óbvio, mesmo em filmes para a família exige uma minuciosa elaboração.
______________

1. BOSCOV, Isabela. “Aladdin” é alegre e divertido, mas evapora assim que a sessão acaba. Acesso em 19/06/2019).


FICHA TÉCNICA

Direção: Guy Ritchie
Roteiro: Guy Ritchie, John August, John Musker, Ron Clements, Ted Elliott, Terry Rossio, Vanessa Taylor
Produção: Dan Lin, Marc Platt, Mark Mostyn, Max Keene
Elenco: Adam Collins, Albert Tang, Amir Boutrous, Bern Collaco, Billy Magnussen, Fran Targ, Hiten Patel, Jag Patel, Joey Ansah, Kamil Lemieszewski, Marwan Kenzari, Maya Saroya, Mena Massoud, Naomi Scott, Nasim Pedrad, Navid Negahban, Nikkita Chadha, Numan Acar, Priyanka Samra, Sophie Carmen-Jones, Will Smith
Fotografia: Alan Stewart
Trilha Sonora: Alan Menken
Montagem: James Herbert
Estreia: 23/05/2019
Duração: 128 min.

Comentários

LEIA TAMBÉM