Água Para Elefantes

À Moda Antiga

                  Antes de tudo uma coisa precisa ser dita: Água Para Elefantes¹ (EUA, 2011) é um filme de estrutura narrativa clássica ou à la Titanic, como muitos apontam; logo, não há sentido em se insurgir contra o caráter convencional da obra, afinal, sua proposta é justamente contar, à moda antiga, uma história de amor, o que significa trabalhar sob um formato no qual:
        prólogo e epílogo são apresentados por um personagem já envelhecido – aspecto esse no qual vale destacar a presença em cena do veterano Hal Holbrook;
        a mocinha cai de amores por um rapaz que não goza de patamar social semelhante;
        o vilão não se furta a azucrinar os pombinhos com generosas doses de sadismo;
        e, por fim, a conclusão se dá por meio de um acontecimento extraordinário que serve para selar em definitivo a sorte do romance proibido.
A boa notícia, nesse caso, advém da honestidade com a qual o diretor Francis Lawrence lida com tais clichês, qualidade essa que acaba por levar o espectador a um rápido envolvimento perante este delicioso e nostálgico programa cujo único mal reside na inconteste falta de química entre os protagonistas, o que, ainda assim, constitui uma falha facilmente ignorável dada a avassaladora atuação de Christoph Waltz. Some-se a isso os elegantes trabalhos de direção de arte e de fotografia e o que se experimenta ao fim da sessão é a saudade de tempos nos quais os filmes eram menos barulhentos e cínicos.
_____________________
1. “Água para Elefantes é baseado no livro homônimo de Sara Gruen, já traduzido para mais de 40 idiomas. Na época do lançamento, em 2006, esteve na lista dos mais vendidos do New York Times, posição que voltou a ocupar com a chegada do filme, em 2011” FONTE: http://www.adorocinema.com/filmes/agua-para-elefantes/noticias-e-curiosidades/.
 COTAÇÃO: ۞۞۞۞
 Ficha Técnica
Título Original: Water for Elephants
Direção: Francis Lawrence
Elenco: Scott MacDonald (Blackie), Christoph Waltz (August Rosenbluth), Paul Schneider (Charlie), Mark Povinelli (Kinko), Donna W. Scott (Barbara)Tim Guinee (Diamond Joe), Jim Norton (Camel) Brad Greenquist (Mr. Robinson), Stephen Taylor (Wade) Robert Pattinson (Jacob Jankowski) Reese Witherspoon (Marlena Rosenbluth), E.E. Bell (Cecil), Tracy Phillips (Nell), Richard Brake (Grady), Ken Foree (Earl), Hal Holbrook (Jacob Jankowski - older)
Roteiro Adaptado: Richard LaGravenesem
Produção: Andrew R. Tennenbaum, Gil Netter e Erwin Stoff
Música: James Newton Howard
Fotografia: Rodrigo Prieto
Direção de Arte: David Crank
Figurino: Jacqueline West
Edição: Alan Edward Bell

Estreia no Brasil: 29 de Abril de 2011
Duração: 122 minutos

Comentários

  1. Tá aí, um filme que estou ficando curioso para conferir... Parece que é bom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

LEIA TAMBÉM