Frances Ha
As Aparências Enganam
Na superfície Frances Ha é um filme aparentemente bobo, engraçadinho; contudo, as várias camadas nele escondidas não exigem um mergulho muito profundo para serem percebidas. Isto posto, muitos veem no longa-metragem de
Noah Baumbach – do impecável A Lula e a
Baleia (2005) – uma repetição do estilo de Woody Allen em face, sobretudo, da verborragia e da fotografia em preto e branco que remetem a obras como Manhattan e Memórias, embora no conteúdo Frances divirja consideravelmente delas na medida em que se debruça sobre questões estranhas
ao universo de Allen.
Dentro deste contexto, o roteiro
de Baumbach e da apaixonante Greta Gerwig direciona o olhar para uma fase específica
enfrentada pelos recém-adultos, qual seja o, digamos, segundo ciclo de transições experimentado
após a adolescência, leia-se, aquele instante em que ter saído de casa e
começado a ganhar algum dinheiro não é mais suficiente, eis que chegada a
hora de ser ainda mais rentável e responsável porque todos ao redor estão
formando suas respectivas famílias e pavimentado em definitivo suas estradas
para o futuro. Trata-se do momento em que os amigos de
longa data se tornam esporádicos, por mais impossível que isso antes pudesse
parecer, ocasião essa em que a despeito da evolução e amadurecimento daqueles, a exigência de semelhante passo e postura parece ainda um tanto prematura para alguns.
Frances Ha exala esse espírito e o faz com autenticidade e bom humor, êxito esse garantido em grande parte por Greta Gerwig que apresenta o tipo de desempenho em que a atriz parece se confundir com a própria personagem. Cativante e melancólico, as vezes triste e, por isso, tão real, Frances Ha funciona como espelho do espectador no que atine a instantes que ele jamais imaginava um dia fossem lembrados pelo cinema. Verdadeiro, portanto.
Frances Ha exala esse espírito e o faz com autenticidade e bom humor, êxito esse garantido em grande parte por Greta Gerwig que apresenta o tipo de desempenho em que a atriz parece se confundir com a própria personagem. Cativante e melancólico, as vezes triste e, por isso, tão real, Frances Ha funciona como espelho do espectador no que atine a instantes que ele jamais imaginava um dia fossem lembrados pelo cinema. Verdadeiro, portanto.
Ficha Técnica
Direção: Noah Baumbach
Roteiro: Noah Baumbach,
Greta Gerwig
Produção: Noah Baumbach, Scott
Rudin, Lila Yacoub, Rodrigo Teixeira
Elenco: Greta Gerwig, Adam Driver, Mickey Sumner, Michael Zegen, Patrick Heusinger, Michael Esper
Fotografia: Sam Levy
Edição: Jennifer Lame
Estreia no Brasil: 23.08.2013 Estreia Mundial: 17.05.13
Duração: 84
min.
Site: http://www.franceshamovie.com/
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