Papa ou Maman / Beijei uma Garota
Motes
Invertidos
Há
tempos a comédia francesa, romântica ou não, tem se espelhado em exemplos
vindos da indústria hollywoodiana, cunhando, assim, obras que, exceto pelo
idioma e locações, pouco se distinguem daquilo que é produzido dentro do gênero
nos Estados Unidos.
Neste
diapasão, Papa ou Maman (França,
2015) e Beijei
uma Garota (França, 2015) se mostram como
inegáveis adaptações de duas consagradas comédias americanas, quais sejam,
respectivamente, A Guerra dos Roses (EUA,
1989) e Será que Ele É? (EUA, 1997). Com efeito, as duas produções
francesas invertem os pontos principais das narrativas de suas obras
inspiradoras, garantindo para si o quê de frescor, charme e humor compensadores
da falta de ineditismo dos roteiros, senão vejamos:
- Assim como em A Guerra dos Roses o casal de
protagonistas pratica atos ensandecidos entre si face a um conturbado processo
de separação de corpos e de bens, em Papa
ou Maman tem-se também um casal novamente em separação e visando atingir um
ao outro; a diferença, nesse último caso, reside no alvo das sabotagens e
armadilhas armadas pelos personagens: os próprios filhos. Conscientes de que
aquele com quem os filhos resolverem morar terá sua liberdade consideravelmente
comprometida, os pais resolvem atacar os rebentos para, desse modo, não serem
seus eleitos, numa fuga da guarda cujo êxito pode resultar no maior de todos os
boicotes contra o ex-cônjuge. A premissa um tanto absurda rende infindáveis
gargalhadas na medida em que os constrangimentos provocados pelos pais nos
filhos vão se tornando mais e mais absurdos, no que se inclui o passeio do pai
com a filha por um bar de striptease
entre outras sacadas deliciosas porque politicamente incorretas – algo raro
atualmente, principalmente no que se
refere ao cinemão norte-americano.
- Numa estratégia
parecida a supracitada, Beijei uma Garota inverte
o mote de Será que Ele É? uma vez que ao invés de abordar a “transformação”
de um heterossexual em homossexual o filme francês trilha o caminho inverso ao
narrar a saga de um homem que, prestes a casar com seu namorado de uma década,
vê todas suas certezas ruírem após ficar com uma mulher pela primeira vez. Exceto
por algumas piadas um tanto grosseiras assumidas pela figura do melhor amigo garanhão, o longa-metragem
entrega uma boa, curiosa e até ousada variação da temática, ao passo em que
assume o risco de ser taxado como preconceituoso por nadar contra a maré da
aceitação e respeito ao homossexualismo. Seja como for, para que não paire
dúvidas, nenhuma discriminação há contra qualquer opção sexual no trabalho de Maxime Govare e Noémie Saglio
que, por seu turno, apenas se aproveitam de uma inversão de valores e de ideias para criar
situações embaraçosas e não menos que cômicas para seu personagem principal.
Como é possível perceber, as obras
em comento não se contentam com as influências, nítidas, nas quais se fundam,
buscando pelas vias da exceção e da inversão o rejuvenescimento e o sucesso da
piada, metas essas feliz e devidamente alcançadas.
Ficha
Técnica – Papa ou
Maman
Direção:
Martin Bourboulon
Roteiro:
Alexandre de la Patellière, Matthieu Delaporte
Elenco:
Achille Potier, Alexandre Desrousseaux, Anna Lemarchand, Anne Le Ny, Eric
Naggar, Jean-Baptiste Fonck, Judith El Zein, Laurent Lafitte, Marina Foïs,
Michaël Abiteboul, Michel Vuillermoz, Mireille Franchino, Pierre Samuel,
Théoline Lanckriet, Vanessa Guide, Yannick Choirat, Yves Verhoeven
Produção:
Dimitri Rassam
Fotografia:
Laurent Dailland
Montador:
Virginie Bruant
Trilha
Sonora: Jérôme Rebotier
Duração:
85 min.
Ficha
Técnica – Beijei uma Garota
Título Original: Toute Première Fois
Direção
e Roteiro: Maxime Govare, Noémie Saglio
Elenco:
Adrianna Gradziel, Camille Cottin, Diane Tell, Emilie Arthapignet, Etienne
Guiraud, Franck Gastambide, Frédéric Pierrot, Hubert Saint-Macary, Isabelle
Candelier, Julien Cazarre, Lannick Gautry, Léonard Prain, Nicole Ferroni, Pio
Marmaï, Sébastien Castro
Produção:
Edouard Duprey, Renaud Chélélékian, Sidonie Dumas
Fotografia:
Jérôme Alméras
Montador:
Beatrice Herminie
Trilha
Sonora: Mathieu Lamboley
Duração:
98 min.
Estreia:
30/07/2015 (Brasil)
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