A Colina Escarlate



Tão Bonito Quanto Previsível

Ao discorrer sobre os três filmes da franquia Star Wars lançados entre 1999 e 2005, Isabela Boscov ressalta que George Lucas se esmerou na criação de mais “efeitos digitais, mais criaturas estranhas, mais personagens [...] sem ver que estava subtraindo da saga seu corpo, e deixando nela só o figurino”¹. Tal conclusão, por certo, se adequa a outro sem número de títulos dentre os quais cabe salientar A Colina Escarlate (EUA, 2015) tamanha a beleza plástica que Guillermo Del Toro apresenta desacompanhada, contudo, de um roteiro a altura.

Embora o diretor mexicano, junto com suas obras, seja constantemente supervalorizado, através da produção em comento o mesmo retira qualquer dúvida que pudesse pairar sobre seu apuro estético que nesse caso ganha as telas com a ajuda de belíssimas direções de fotografia, arte e figurino, frentes de batalha essas responsáveis por tornar real aquilo que o cineasta concebera em sua imaginação principalmente no que tange a paleta de cores.
Destarte, o vermelho se alia ao verde, ao preto, ao branco e ao sépia numa profusão de tons cromáticos que magistralmente combinados mantém qualquer um encantado com o caleidoscópio formado até o instante em que o enredo começa a desapontar em razão do seu grau de previsibilidade. Também não ajuda, dentro deste contexto, a toada fantasmagórica dispensável porque nada de interessante acrescenta a trama, sendo a mesma na verdade utilizada tão somente para disfarçar o fato de o filme ser apenas mais um exemplo de relato de golpe do baú com contornos macabros. Nada de inovador, portanto, quanto ao conteúdo há. Exceto pelo belo desempenho de Jessica Chastain que brilha como nunca antes visto, A Colina Escarlate nada mais é do que um espetáculo para os olhos no qual a mente segue frustrada por não desfrutar de semelhante impacto.
__________________
1.     Revista Veja. Ed. 2457. São Paulo: Abril, 23.12. 2015. p.112-3.

Ficha Técnica

Título Original: Crimson Peak
Direção: Guillermo Del Toro
Elenco: Mia Wasikowska, Jessica Chastain, Alec Stockwell, Bill Lake, Brigitte Robinson, Bruce Gray, Burn Gorman, Charlie Hunnam, Danny Waugh, Doug Jones, Emily Coutts, Gillian Ferrier, Javier Botet, Jim Beaver, Jim Watson, Joanna Douglas, Jonathan Hyde, Kimberly-Sue Murray, Leslie Hope, Matia Jackett, Peter Spence, Sofia Wells, Tamara Hope, Tom Hiddleston
Roteiro: Matthew Robbins, Guillermo Del Toro
Produção: Callum Greene, Guillermo del Toro, Jon Jashni, Thomas Tull
Fotografia: Dan Laustsen
Montagem: Bernat Vilaplana
Trilha Sonora: Fernando Velázquez
Estreia no Brasil: 15 de Outubro de 2015
Duração: 119 min.

Comentários

LEIA TAMBÉM