Melhores de 2015
2015 não foi
fácil. Tal como no ano anterior, muitos foram os títulos que frustraram as expectativas neles depositadas, daí ter sido necessário extrair leite de
pedra para cumprir a tarefa de eleger o que de melhor fora exibido nas telas de
Belém ao longo desses meses. Roguemos por melhores ventos em 2016!
1. Relatos Selvagens
Insano é um adjetivo que bem se adequa a Relatos Selvagens, afinal, numa espiral
de situações realisticamente absurdas o filme vai a cada conto surpreendendo o
espectador ao expor, em meio a doses cavalares de humor negro, o lado
animalesco que cada um esconde e que não raro se vê tentado a deixar aflorar por meio da vingança e
da violência.
Leia a crítica em: http://www.setimacritica.blogspot.com.br/2015/04/relatos-selvagens.html
2. Birdman Ou (A Inesperada Virtude
Da Ignorância)
Birdman é, sem dúvida, um assombroso caso de eficiência cinematográfica
quanto a forma e ao conteúdo. Num texto exemplar emoldurado por uma linguagem
audiovisual digna de aplausos, o filme discute meandros da produção artística
como a banalidade e a frivolidade na qual ela com o passar do tempo insiste em
resvalar. Leia a crítica em:
3. Acima das Nuvens
Acima das Nuvens, assim
como Birdman, também discorre sobre os meandros da produção
artística, concentrando suas forças, ao contrário desse, no processo de
preparação de atrizes perante os papeis que irão vivificar, contexto esse que
ainda permite espaço para o estudo do conflito entre novo e velho,
contemporâneo e passado.
Leia a crítica em: http://www.setimacritica.blogspot.com.br/2015/09/acima-das-nuvens.html
4. O Sal da
Terra
Win Wenders
entrega um documentário que se afasta da frieza característica do gênero,
logrando um êxito indiscutível: deixar a plateia aturdida com as
imagens captadas pelo fotógrafo Sebastião Salgado tal como por ele almejado.
Leia a crítica em:
5. Que Horas Ela Volta?
Anna Muylaert desenvolve com leveza um enredo
aparentemente simples, mas que na verdade detém inconteste complexidade dos
arcos dramáticos seja em razão da concepção psicológica de seus personagens
seja em decorrência das discussões sociais levantadas.
Leia a crítica em: http://www.setimacritica.blogspot.com.br/2015/10/que-horas-ela-volta-casa-grande.html
6. Samba
Eric Toledano e Olivier Nakache, tal como visto em Intocáveis, novamente se valem de uma
estrutura fílmica hollywoodiana para tratar, com bom humor, o espinhoso
assunto da imigração ilegal que tanto incomoda os países
desenvolvidos.
Leia a crítica em: http://www.setimacritica.blogspot.com.br/2015/06/samba.html
7. Mad Max: Estrada da Fúria
Estrada da Fúria
aglutina o que de melhor seus antecessores mostraram, numa trama que não almeja
ser mirabolante. Mirabolante, na verdade, é a forma como a história é contada.
8. Sicario – Terra de Ninguém
Em Sicario a construção imagética é
dotada de tamanho realismo que difícil é não relevar os poucos deslizes do
filme e usufruir do impressionante trabalho de Denis Villeneuve que, além de
verdadeiro arquiteto da linguagem audiovisual, também é um exímio diretor de
elenco, arrancando de seus atores interpretações não menos que ótimas. Leia a crítica em:
9. Club Sandwich
Club Sandwich é um exemplo vitorioso de obra que gira
exclusivamente ao redor do ponto de virada de seu roteiro, qual seja o instante
no qual um filho se desprende da relação de exclusividade mantida com a mãe em
prol do convívio com a primeira namorada, num despertar sexual que o aproxima
da vida adulta e o afasta em definitivo da infância.
Leia a crítica em: http://www.setimacritica.blogspot.com.br/2015/07/club-sandwich.html
10. Love
Em meio a seus pontos positivos e negativos, Love reacende a
discussão sobre o rompimento da fronteira entre o cinema pornográfico e aquele
tido como tradicional, daí que inegável sua relevância enquanto exemplar de um
cinema não conformista que abraça a polêmica com destemor no intuito de fazer
com que a atividade cinematográfica permaneça funcionando como instrumento de
provocação e não apenas de entretenimento.
Leia a crítica em: http://www.setimacritica.blogspot.com.br/2015/09/love.html
11.
Star Wars – O Despertar da Força
12. Hipócrates
13.
Divertida Mente / O Pequeno Príncipe
14. Uma Nova
Amiga
15. Homem Irracional
Melhor Direção: Alejandro
González Iñárritu (Birdman)
Melhor Ator: Michael Keaton (Birdman)
Melhor Ator Coadjuvante: Tahar Rahim (Samba)
Melhor Atriz: Regina Casé e Camila Márdila (Que Horas Ela Volta?)
Melhor Atriz Coadjuvante: Erica
Rivas (Relatos Selvagens)
Melhores Efeitos Especiais: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhores Efeitos Especiais: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Fotografia: Birdman
Melhor Roteiro Adaptado: Samba
Melhor Roteiro Original: Birdman
Melhor Montagem: Love
Melhor Direção de Arte: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Figurino: A Colina Escarlate
Melhor Trilha Sonora: Birdman
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