Clube dos Cinco




Além da Superfície

É comum referir-se a Clube dos Cinco (EUA, 1985) como um clássico da Sessão da Tarde, definição essa que soa um tanto reducionista à medida que passa a impressão de ser este mais um trivial exemplo de comédia adolescente feita para mero entretenimento¹. Felizmente esse não é o caso uma vez que o diretor e roteirista John Hughes fora além da pretensão de divertir ao optar por compor uma obra de personagens aparentemente caricatos, mas que não tardam a revelar suas complexidades e a se afastar dos estereótipos aos quais provavelmente se resumiam. Dentro deste contexto, Ricardo Calil assim observa:

“’Clube dos Cinco’ não permite uma celebração fácil do passado, uma festa para se reconciliar com a juventude perdida.
[...] John Hughes [...] oferece uma visão amarga da puberdade que não camufla o lado traumático dessa época”².
Ao descortinar os dramas domésticos de cada adolescente por meio de uma toada teatral, Hughes se distancia da comédia e mergulha fundo nas frustrações familiares³, indecisões sobre o futuro e anseios sexuais experimentados pelos jovens e, felizmente, o faz com leveza, ao passo em que deixa as figuras retratadas livres para abandonar suas defesas e inovar seus vínculos de amizade - ainda que o meio no qual vivem não tolere a associação de tipos supostamente distintos como eles. Uma vez percebido que suas dores são deveras parecidas, tais jovens enfim compreendem que não há inferioridade entre eles, aprendizado gradual que em sendo conquistado através da troca de experiências, permite a Hughes escapar do tom professoral, das lições de moral baratas e, por fim, entregar um trabalho encantador e não à toa hoje icônico.
__________________
01.Circunstância na qual também se insere Conta Comigo (EUA, 1986) drama teen que tem a morte a espreitar todas sua narrativa.
02. Clássico oitentista, ’Clube dos Cinco’ oferece visão amarga da adolescência. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/08/1663192-classico-oitentista-clube-dos-cinco-oferece-visao-amarga-da-adolescencia.shtml. Acesso em 01.03.2018.
03.Como afirma Ricardo Calil no texto acima referenciado: “Todos eles precisam lidar com as expectativas equivocadas dos pais”.

Ficha Técnica

Título Original: The Breakfast Club

Direção e Roteiro: John Hughes
Produção: John Hughes, Ned Tanen
Elenco: Ally Sheedy, Anthony Michael Hall, Emilio Estevez, John Kapelos, Judd Nelson, Molly Ringwald, Paul Gleason
Fotografia: Thomas Del Ruth
Trilha Sonora: Keith Forsey
Montagem: Dede Allen
Duração: 95 min.

Comentários

LEIA TAMBÉM