Chacrinha – O Velho Guerreiro


Histórias de Bastidores


Chacrinha era uma figura kitsch, anárquica que se comunicava com todas as classes sociais. A complexidade de tal êxito bem como o processo que fez o criador Abelardo Barbosa se confundir com a criatura por ele inventada são assuntos que Chacrinha – O Velho Guerreiro (Brasil, 2018) não se esmera em refletir, eis que ao invés de buscar desvendar a essência do personagem e de seu sucesso, o filme se dedica quase que exclusivamente a relatar fatos e eventos marcantes na sua trajetória, tarefa que, apesar de interessante, denota falta de ambição do roteiro, ainda mais se levado em conta for que para alguns a obra possui inspiração em Bingo – O Rei das Manhãs, cinebiografia marcada pela preocupação em apresentar uma narrativa interessada em falar não só do personagem principal como também daquilo que o circundava – no que se incluem os costumes de época e as pessoas com quem se relacionava – cuidado esse que não é percebido em Chacrinha, afinal:

a) características comportamentais da sociedade durante as décadas em que A. Barbosa brilhara no rádio e na TV são pouco exploradas – daí fazer falta, por exemplo, um olhar mais aprofundado sobre a relação conflituosa do protagonista com o governo militar, assim como também acerca das acusações a ele dirigidas de receber “jabá” para que determinadas músicas fossem reproduzidas em seus programas;
b) exceto no que atine a abordagem de Clara Nunes e de José Bonifácio Sobrinho, o Boni, as celebridades e demais pessoas dignas de nota que pela vida de Chacrinha passaram são subaproveitadas pelo longa-metragem, dada a função de escada a elas confiada.
Uma análise apressada pode fazer parecer que as atrações capitaneadas pelo Chacrinha não passavam de shows escapistas e popularescos, conclusão que por vezes o título em comento parece compartilhar ao se portar de tal forma e não salientar que além do entretenimento havia por parte do velho guerreiro um claro empenho em romper paradigmas, inquietação essa que ao promover a inovação da linguagem no rádio e na televisão garantiu ao artista uma legião de admiradores. Dito isso, é uma pena que, a despeito das minuciosas interpretações de Eduardo Sterblitch e Stepan Nercessian, a produção não atente por completo para a amplitude do biografado e o mantenha limitado a reconstituição de histórias de bastidores.

FICHA TÉCNICA 

Direção: Andrucha Waddington 
Produção: Altino Pavan, Angelo Salvetti, Valerio Cosimo
Roteiro: Carla Faour, Cláudio Paiva, Júlia Spadaccini
Elenco: Stepan Nercessian, Eduardo Sterblitch, Amanda Grimaldi, Antonio Grassi, Carla Ribas, Gianne Albertoni, Gustavo Machado, Jorge Ritchie, Juan Rangel, Karen Junqueira, laila Garin, Marcelo Serrado, Marie Paquim, Pablo Sanábio, Rodrigo Pandolfo, Thelmo Fernandes
Montagem: Sérgio Mekler
Fotografia: Fernando Young
Trilha Sonora: Antonio Pinto
Estreia08/11/2018        
Duração: 114 min.


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