Marvin
A Despeito das Aparências
Marvin (França, 2017) se torna mais interessante quanto maior o
conhecimento sobre a obra na qual se inspirara: O Fim de Eddy, best-seller autobiográfico de Édouard Louis - traduzido
para mais de vinte idiomas - que expõe a cruel e difícil infância por ele vivida
no interior da França, época em que logo conhecera as agruras da homofobia
proporcionadas por uma sociedade preconceituosa e conservadora, ambiente esse
em que inclusive os próprios familiares se destacavam pela ignorância e
brutalidade com que lidavam com aquilo que na concepção deles era/é anormal.
Isto posto, a adaptação
cinematográfica do livro se vale da experiência dolorosa central do protagonista,
mas o confere uma roupagem diferente ao passo em que é o mesmo transformado na
fase adulta em um ator que se valendo da própria história escreve uma peça de
teatro deveras saudada em seu país. Nesta toada, em certo instante o filme
chega a passar uma curiosa falsa impressão da existência de fato, no lado de cá
da tela, de tal ator vide:
- as prováveis imagens “reais” suas que são
rapidamente mostradas;
- a abordagem de uma suposta amizade do protagonista
com Isabelle Huppert que, por isso, interpreta a si mesma sem o uso de
pseudônimo.
Desta feita, a produção parte de
algo verdadeiro e constrói uma outra realidade que, a despeito das aparências,
é ficcional o que denota uma infidelidade em relação ao material de origem inteligentemente
arquitetada na medida em que os limites das páginas do “romance” são
extravasados pelo roteiro ao ponto de serem incluídas na trama, por exemplo, as
reações dos parentes do autor/dramaturgo (leia-se Édouard Louis) ao tomarem
conhecimento do quão foram impiedosamente expostos e criticados pelo último em
sua escrita.
Dentro deste contexto, contribui
para o exitoso resultado dramático da adaptação o trabalho de montagem que
estrutura uma narrativa não linear com idas e vindas no tempo implementadas
para demonstrar o quão marcantes ainda são no presente as incômodas memórias do
personagem principal e o quão recorrente em diferentes momentos de sua vida é o
vazio existencial oriundo de uma criação desprovida de amor e compreensão.
Trata-se, portanto, de uma realização cujo conteúdo é enriquecido pela forma que
assim agrega ao longa-metragem um diferencial criativo que o destaca entre tantos
outros de temática semelhante.
FICHA
TÉCNICA
Título Original: Marvin ou La Belle Éducation
Direção: Anne Fontaine
Roteiro: Anne Fontaine, Pierre Trividic
Produção: Jean-Louis Livi, Philippe Carcassonne,
Pierre-Alexandre Schwab
Elenco: Catherine Mouchet, Catherine Salée, Cécile Rebboah,
Charles Berling, Finnegan Oldfield, Grégory Gadebois, India Hair, Isabelle
Huppert, Jules Porier, Lorenzo Lefèbvre, Lucas Mercier, Luna Lou, Oscar
Pessans, Richard Brunel, Roman Kané, Sharif Andoura, Thierry Lalevée, Timéo
Bolland, Vincent Macaigne, Yannick Morzelle
Fotografia: Yves Angelo
Trilha Sonora:
José Miguel Ortegon
Montagem: Annette
Dutertre
Estreia: 06/09/2018
(Brasil)
Duração: 114 min.
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