O Retorno do Herói


Ode ao Macho Alfa


O Retorno do Herói (França/Bélgica, 2018) se vale do tradicional formato da screwball comedy¹ em modo farsesco² ao apresentar um casal de protagonistas que envolto em mentiras inicialmente se detesta para adiante acabar enamorado. A utilização de uma fórmula tão repetida não é pó si só um problema, já que o fator comprometedor do filme reside nos pensamentos antiquados agregados a tal receita de bolo. Neste passo, é inegável o machismo que resta entranhado em um roteiro que de maneira irritante reverencia a figura do macho alfa e torna todos os demais personagens a ele submissos - não fosse o bastante, revela-se deveras desconectada com o tempo presente certa piada envolvendo uma mulher que em sendo adepta do sexo selvagem pode na ótica do longa-metragem ser acalmada com bofetada em momento de nervosismo.
Dentro deste contexto, o filme ainda tenta soar progressista e menos arcaico ao sugerir próximo ao término que o interesse feminino ao invés de orbitar exclusivamente em torno de frivolidades românticas pode também estar voltado para assuntos como a igualdade de direitos entre os gêneros, pensamento que, contudo, não tarda a ser descartado quando logo em seguida mostra-se a mesma mulher que aceita ganhar menos que o homem ceder aos encantos desse último e por ele cair de amor. Vitória do clichê e do conservadorismo.
_____________
1.    Ronald Bergan assim escreve sobre o assunto: “Criação exclusiva de Hollywood nos anos 1930 e início da década de 1940, a Comédia Screwball tem como elementos o humor irreverente, a ação, diálogos rápidos, personagens excêntricos, o clima de guerra dos sexos e o confronto entre ricos ociosos e pobres diligentes. [...] Mulheres dinâmicas são uma marca da Comédia Screwball. As heroínas se revelam tão independentes e agressivas quanto os personagens masculinos” (... Ismos – Para entender o Cinema. São Paulo: Globo, 2010. p. 48-9).
2. Pablo Bazarello, neste sentido, explica: “comédia de farsa, subgênero no qual um dos personagens mente sobre um fato gritante, enganando todos ao redor, mas está sempre a um passo de ser descoberto” (Disponível em https://cinepop.com.br/critica-o-retorno-do-heroi-jean-dujardin-e-melanie-laurent-tem-bela-quimica-em-obra-farsesca-188894. Acesso em 10/11/19).

Ficha Técnica

Título Original: Le Retour du Héros

Direção: Laurent Tirard
Roteiro: Declan May, Grégoire Vigneron, Laurent Tirard
Produção: Adrian Politowski, Cédric Iland, Marc Dujardin, Nadia Khamlichi, Olivia Lagache
Elenco: Aurélie Boquien, Bruno Paviot, Christian Bujeau, Christophe Clausier, Christophe Montenez, Evelyne Buyle, Fabienne Galula, Féodor Atkine, Fred Tousch, Guillaume Denaiffe, Hugues Martel, Jean Dujardin, Jean-Michel Lahmi, Laurent Bateau, Laurent Saint-Gérard, Mathilde Roehrich, Mélanie Laurent, Noémie Merlant, Sophie Nicolas, Virgil Canteloup
Trilha Sonora: Mathieu Lamboley
Montagem: Yann Malcor
Duração: 90 min.

Comentários

LEIA TAMBÉM