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História de um Casamento
Abaixo do Esperado
O arrebate provocado por História de um Casamento (EUA/Inglaterra, 2019) é por certo menor
quanto maior for a experiência cinéfila acumulada de quem o assiste, isso
porque resta pouco impacto e ineditismo na obra àqueles que que já tiverem
conferido títulos como, por exemplo, Cenas
de um Casamento (Suécia, 1973) e
Kramer vs. Kramer (EUA,
1979), produções que o trabalho em comento tenta condensar numa única e
pretensa realização inovadora sem, contudo, um pingo do brilho das peças
inspiradoras – aliás, no campo da comparação Noah Baumbach perde inclusive para
si próprio se considerado for que em sua filmografia consta outro filme deveras
superior sobre separação, qual seja o belo e tocante A Lula e a Baleia (EUA, 2005).
Dito isso, o que impede História de um Casamento de ser melhor não é necessariamente a
falta de originalidade mas a forma arrastada e novelesca com que narra uma história
antes já vista – neste passo, o longa-metragem até promete ir mais fundo na
emoção em sua sequência inicial quando os protagonistas descrevem um ao outro,
instante de sensibilidade esse que uma vez interrompido não mais é recuperado
tanto pela casal principal quanto pelo filme que, desta feita, se perde em
embates jurídicos enfadonhos¹ como bem ressalta Francisco Russo, in verbis:
“Por mais que
seja algo perfeitamente compreensível ao público, até mesmo pelo didatismo com
o qual a questão é apresentada, o trecho do filme que trata especificamente da
batalha de advogados é justamente o mais desinteressante do filme, pela
distância do sentimento existente entre Charlie e Nicole. Mesmo compreendendo a
proposta do diretor (e roteirista) Noah Baumbach, no sentido de demonstrar o
quanto todo este processo deteriora qualquer relacionamento, mesmo um que
caminhava para um desquite amigável, o excesso de jurisdiquês cansa”¹.
Destarte, o hype
instaurado em torno do filme cria expectativas não correspondidas, resultado
que em muito decorre do marketing
produzido pela Netflix que vem repetindo estratégias comercias semelhantes as
praticadas pela Miramax Films durante
a década de 1990, haja vista o estímulo a obras menores e autorais como forma
de galgar vagas na temporada de premiações, modus
operandi que gera tanto coisas inegavelmente ótimas quanto a superestimação
de obras apenas medianas.
________
1. As Dores do Fim. Disponível em http://www.adorocinema.com/filmes/filme-261015/criticas-adorocinema/. Acesso em 07/01/2020.
FICHA
TÉCNICA
Título
Original: Marriage Story
Direção: Noah Baumbach
Produção: Noah Baumbach, David Heyman
Elenco: Scarlett Johansson, Adam Driver, Laura Dern,
Alan Alda, Ray Liotta, Julie Hagerty, Merrit Wever, Azhy Robertson
Montagem: Jennifer Lame
Figurino: Mark Bridges
Trilha Sonora: Randy Newman
Estreia: 06/12/19
Duração: 137 min.
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