História de um Casamento


Abaixo do Esperado

 

 

O arrebate provocado por História de um Casamento (EUA/Inglaterra, 2019) é por certo menor quanto maior for a experiência cinéfila acumulada de quem o assiste, isso porque resta pouco impacto e ineditismo na obra àqueles que que já tiverem conferido títulos como, por exemplo, Cenas de um Casamento (Suécia, 1973) e Kramer vs. Kramer (EUA, 1979), produções que o trabalho em comento tenta condensar numa única e pretensa realização inovadora sem, contudo, um pingo do brilho das peças inspiradoras – aliás, no campo da comparação Noah Baumbach perde inclusive para si próprio se considerado for que em sua filmografia consta outro filme deveras superior sobre separação, qual seja o belo e tocante A Lula e a Baleia (EUA, 2005).

Dito isso, o que impede História de um Casamento de ser melhor não é necessariamente a falta de originalidade mas a forma arrastada e novelesca com que narra uma história antes já vista – neste passo, o longa-metragem até promete ir mais fundo na emoção em sua sequência inicial quando os protagonistas descrevem um ao outro, instante de sensibilidade esse que uma vez interrompido não mais é recuperado tanto pela casal principal quanto pelo filme que, desta feita, se perde em embates jurídicos enfadonhos¹ como bem ressalta Francisco Russo, in verbis:

“Por mais que seja algo perfeitamente compreensível ao público, até mesmo pelo didatismo com o qual a questão é apresentada, o trecho do filme que trata especificamente da batalha de advogados é justamente o mais desinteressante do filme, pela distância do sentimento existente entre Charlie e Nicole. Mesmo compreendendo a proposta do diretor (e roteirista) Noah Baumbach, no sentido de demonstrar o quanto todo este processo deteriora qualquer relacionamento, mesmo um que caminhava para um desquite amigável, o excesso de jurisdiquês cansa”¹.

Destarte, o hype instaurado em torno do filme cria expectativas não correspondidas, resultado que em muito decorre do marketing produzido pela Netflix que vem repetindo estratégias comercias semelhantes as praticadas pela Miramax Films durante a década de 1990, haja vista o estímulo a obras menores e autorais como forma de galgar vagas na temporada de premiações, modus operandi que gera tanto coisas inegavelmente ótimas quanto a superestimação de obras apenas medianas.

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1. As Dores do Fim. Disponível em http://www.adorocinema.com/filmes/filme-261015/criticas-adorocinema/. Acesso em 07/01/2020.

 

FICHA TÉCNICA

Título Original: Marriage Story

Direção: Noah Baumbach

Produção: Noah Baumbach, David Heyman

Elenco: Scarlett Johansson, Adam Driver, Laura Dern, Alan Alda, Ray Liotta, Julie Hagerty, Merrit Wever, Azhy Robertson

Montagem: Jennifer Lame

Figurino: Mark Bridges

Trilha Sonora: Randy Newman

Estreia: 06/12/19

Duração: 137 min.

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