Um Sonho de Amor

          Camadas Não Exploradas

        Figurino, direção de arte e fotografia são elementos que primam pela elegância em Um Sonho de Amor (Itália, 2009); é de se lamentar, contudo, que o mesmo não possa ser dito de seu roteiro, afinal, pouco importa a falta de ineditismo de uma história de amor proibido quando o que de fato incomoda é a sensação do quão pouco exploradas foram as várias camadas de seus personagens, sobretudo, secundários.
        Dentro deste contexto, o longa-metragem não se furta de indicar que o tradicionalismo da família retratada não é superior aos desvios de conduta de seus integrantes, constatação essa que, infelizmente, não é aprofundada em razão da prevalência que é dada ao comportamento infiel da protagonista – a sempre ótima Tilda Swinton¹ – que mesmo gozando de preferência no roteiro não deixa de ser castrada pelo machismo deste ao ser violenta e drasticamente punida pela forma com que se entrega a tentação extramatrimonial.
        Na tentativa de atribuir frescor a um material essencialmente convencional, o diretor ainda lança mão de flashbacks sobre um possível passado nebuloso da personagem, o que somado a uma edição por vezes não linear torna atabalhoado o desempenho da narrativa, num desperdício de tempo que poderia ser melhor aproveitado se gasto, como já sugerido, com o elenco de apoio.
___________________________
1. A atriz “participou de todo o processo de produção de Um Sonho de Amor, até para a captação de recursos ela arregaçou as mangas” (FONTE: PREVIEW. Ed. 27. São Paulo: Sampa, Dezembro de 2011. p. 74).
 
Ficha Técnica
Título Original: Io Sono L’amore
Direção: Luca Guadagnino
Roteiro: Barbara Alberti, Ivan Cotroneo, Luca Guadagnino, Walter Fasano
Produtores:Alessandro Usai, Francesco Melzi d'Eril, Luca Guadagnino, Marco Morabito, Massimiliano Violante, Tilda Swinton
Elenco: Waris Ahluwalia (Sr. Kubelkian)Edoardo Gabbriellini (Antonio Biscaglia)Flavio Parenti (Edoardo Recchi Jr.)Martina Codecasa (Delfina)Tilda Swinton (Emma Recchi)Marisa Berenson (Allegra Recchi)Maria Paiato (Ida Roselli)Diane Fleri (Eva Ugolini)Pippo Delbono (Tancredi Recchi)Alba Rohrwacher (Elisabetta Recchi)Mattia Zaccaro (Gianluca Recchi)Gabriele Ferzetti (Edoardo Recchi Sr.)
Estreia no Brasil: 19 de Agosto de 2011
Estreia Mundial: 5 de Setembro de 2009
Duração: 120 min.

Comentários

LEIA TAMBÉM