O Mestre
Sutileza
ao Invés de Polêmica
Paul Thomas Anderson é, inconteste, um dos mais
importantes diretores do cinema mundial, logo, é natural que, a cada anúncio de
uma nova produção sua, inicie-se a expectativa por um trabalho tão impactante quanto
os já feitos anteriormente. Essa ansiedade, aliás, acaba, por vezes,
comprometendo a visão do espectador que, exigente, não se contenta
com algo que não esteja no patamar de um Boogie
Nights (EUA, 1997) ou de um Sangue
Negro (EUA, 2007), por exemplo. Dentro
deste contexto, O Mestre (EUA, 2012)
não atinge as mesmas notas dos títulos citados, o que em momento algum significa que se trate de um trabalho irrelevante e/ou desprovido de qualidades.
Talvez o longa-metragem desaponte alguns por não ser
mais contundente ao questionar os fundamentos do movimento religioso de cunho
duvidoso que, liderado pelo personagem de Philip Seymour Hoffman, possui clara
semelhança com a obscura Cientologia. Ocorre que ao decidir pela sutileza no
lugar da polêmica Anderson demonstra, na verdade, que o foco de seu interesse
está limitado na relação de servidão um tanto doentia experimentada entre os personagens
principais. Os motivos que levam as pessoas a depositar sua fé em algo ou
alguém não são aqui perscrutados, embora possam até ser compreendidos como um
reflexo do que mantém os protagonistas tão próximos, não obstante a total falta
de crença um no outro: satisfação egoística e subserviência como sentido para
uma existência.
Da mesma forma como experimentara antes em Sangue Negro, Anderson extrai o máximo
de seus planos para, lentamente, expor o desabrochar de uma relação de
dependência mútua. Tal toada garante o êxito da empreitada na medida em que
permite o aprofundamento individual e em parceria de personagens vividos por
dois extraordinários atores. Joaquin Phoenix e P.S. Hoffman duelam feito titãs,
conferindo ao filme, no mínimo, uma sequência inesquecível na qual os dois
encarcerados discutem enquanto o primeiro literalmente destrói o cenário. Fúria
e humor formam nesse momento uma combinação tão inusitada quanto a que é vista
a partir da união das duas figuras.
FICHA TÉCNICA
Título Original: The Master
Direção e Roteiro: Paul Thomas Anderson
Produção: Paul Thomas
Anderson, Megan Ellison, Daniel Lupi, JoAnne Sellar
Elenco:Amy Adams,
Philip Seymour Hoffman, Joaquin Phoenix, Laura Dern, Jesse Plemons, Rami Malek,
Jillian Bell, Kevin J. O'Connor, W. Earl Brown, Lena Endre, Fiona Dourif, Ambyr
Childers, Joshua Close, Darren Le Gallo, Madisen Beaty, Katie Boland, David
Warshofsky, Josh Fadem, Bill Blair, Mimi Cozzens, Barlow Jacobs, Jill Andre,
Aaron Farb, Kevin J. Walsh, Martin Dew, Dan Brown, Franklin Ruehl, Jennifer
Neala Page, Matthew Skomo, Brendan Norman, Brian Fong, Mike Howard, Lourdes
Nadres, James Barbour, Frank Bettag, Steve Chapman, Ken Venzke, Jesse Soares,
Joe Foley, Terry Lane, Harold Rudolph, Scott J. Allen, Nicholas Cederlind, Paul
Yeatman, Christine Ames, Robert Amico, Brian Bell, Matt Bingham, Denis
Boulankine, Phillip Caires, Jonathan Carr, Cabran E. Chamberlain, Liz Clare,
Aaron B.W. Collins, Nick Corvello, Zachary Culbertson, Thomas Dalby, Andy Dale,
Sommer Fehmel, Ariel Felix, Jasmine Fletcher, Shannon Freyer, Martin Gagen,
Kerry Goodwin, David Alan Hodges, Baily Hopkins, Courtney Howard, Brian Jagger,
Jeffrey W. Jenkins, Christina Jo'Leigh, Mari Kearney, Brittany Kilcoyne
McGregor, Sarah Klaren, Veronika Kurshinskaya, Fernando Lara, Mark Lavell, Paul
Loverde, Josh Margulies, Carl Marino, John Mawson, Ray Medved, Jesse Muick,
Rene NapoliStephane Nicoli, Andrew Nitzke, Jefferson Nogueira, Montgomery
Paulsen, Allen Pontes, Heather Power, Jonathan Retamoza-Davila, Alexandra
Tejeda Rieloff, Mark Roman, Vanessa Ross, Timothy D. Rossi, Dylan Saccoccio,
Andrew Schlessinger, Joseph R Scott, Bradley E. Smith, Arne Starr, Thomas W.
Stewart, Kellog Stover, Michael A. Templeton, John H. Tobin, Ian Trottier,
Vladimir Velasco, Bryan Westfall, Grey Wolf
Fotografia: Mihai Malaimare Jr. Trilha Sonora: Jonny
Greenwood
Estreia Mundial: 21.09.2012 Estreia Brasil: 25.01.2013
Duração:
138 min.
Comentários
Postar um comentário