O Lobo Atrás da Porta
Conclusão Acachapante
O
Lobo Atrás da Porta (Brasil, 2013) denota referências óbvias. Em primeiro
lugar, o enredo do relacionamento extra-conjugal de tons drásticos face a
presença obsessiva de uma concubina lembra, num âmbito hollywoodiano, Atração Fatal (EUA, 1987) e, em termos
nacionais, o dispensável Tolerância (Brasil,
2000). Ademais, sua estrutura narrativa montada a partir de flashbacks nos
quais cada personagem conta o trecho da história que lhe cabe e convém se
revela como uma variação daquilo que Akira Kurosawa realizara em Rashomon (Japão, 1950).
Dito isso, o que torna memorável
o longa-metragem de Fernando Coimbra é a forma gradual com que, sem abrir mão
do humor, constrói o suspense e delineia os ambíguos perfis de cada membro do
triângulo amoroso, destacando-se neste diapasão a valiosa colaboração do elenco
e em especial de Leandra Leal que acerta em cada uma das várias facetas de uma
mulher tão vítima das circunstâncias quanto culpada por seus atos. Some-se a
isso uma interessante escolha de locações, na medida em que é mostrado um lado
do Rio de Janeiro sem glamour e não relacionado com a favela, além, principalmente,
de um poderosíssimo ponto de virada do roteiro que culmina num desfecho não
menos que impactante.
Manejada por outro cineasta, tal
conclusão poderia parecer uma solução fácil para o enredo, porém, sob a batuta
de Coimbra, o término resulta trágico, acachapante e coerente com o drama
arquitetado, deixando o espectador estupefato, ainda que não integralmente surpreso,
com aquilo que o ser humano é capaz de fazer.
Ficha Técnica
Direção e Roteiro: Fernando Coimbra
Produção: Caio Gullane, Fabiano Gullane
Elenco: Antonio Saboia, Fabiula
Nascimento, Juliano Cazarré, Leandra Leal, Milhem Cortaz, Tamara Taxman,
Thalita Carauta
Música: Ricardo Cutz
Fotografia: Lula Carvalho
Duração:101 min.
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