Roma

Mea-Culpa

É indiscutível a excepcionalidade da fotografia de Roma (México, 2018). Alfonso Cuarón assina tal trabalho, bem como a própria direção da obra e ao acumular as duas funções consegue materializar na tela planos que pelo visto já habitavam sua mente e sua memória há tempos. Isto posto, parece um tanto inadequada a vinculação que muitos tem feito da obra ao cinema neorrealista italiano já que esse, formalmente falando, se valia de uma toada próxima ao documentário que se aproveitava de cenários reais, atores não profissionais e condições orçamentárias limitadas que, por seu turno, forçavam soluções improvisadas, ao passo que em seu longa-metragem Cuarón rege muita gente e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo em planos sequências que se apropriam de travellings e panorâmicas, movimentos de câmera esses que acabam se tornando uma espécie de marca registrada do filme, tamanha a maestria com que são utilizados. Tal resultado, por certo, fora obtido porque milimetricamente planejado e ensaiado, vide a sincronia com que são compostas cenas de entorno grandioso nas quais inúmeros figurantes transitam em ações na profundidade de campo, imagens que, felizmente, não são apenas decorativas uma vez que descrevem tanto a efervescência de uma época, quanto a disparidade social que caracteriza os ambientes percorridos pela protagonista Cleo - interpretada com precisão por Yalitza Aparicio num caso, raro e positivo, de difícil distinção entre a personagem e a intérprete.

Dito isso, é uma pena que o conteúdo de Roma não atinja grau de excelência semelhante ao da fotografia, afinal, apesar de nítido o sentimento de culpa elitista exalado pelo roteiro acerca das distinções sociais, materiais e educacionais que marcam a relação existente entre quem serve e quem é servido, tal desconforto não enseja uma crítica incisiva ao modo Que Horas Ela Volta? (Brasil, 2015), ficando, desta feita, a questão da desigualdade limitada a um sutil mea-culpa, conforme Arthur Tuoto assim comenta:
“Apesar de Cuarón ser consciente da falsa união entre a personagem e a família – logo depois da sequência final no mar e do abraço coletivo, Cleo volta ao papel de empregada doméstica e, visivelmente, retorna ao lugar que pertence (desaparece no último plano) – o filme nunca explora isso a partir de qualquer ambiguidade ou mesmo questionamento implícito, mas se contenta em investigar os aspectos superficiais de tudo, consequentemente naturalizando todas aquelas relações”¹.
Trocando em miúdos, embora mostre o tratamento respeitoso conferido a doméstica pela família que a emprega, Roma também salienta, por exemplo, que folgas daquela eram suprimidas ao bel prazer do empregador e que seu trabalho era demandado mesmo em ocasiões nas quais a assalariada não possuía condições físicas ou psicológicas para tanto, autocríticas essas que podem até aplacar as dores de consciência do patrão, mas que em momento algum chegam a representar um grito em favor do proletariado dada a platitude da narrativa².
_______________

01. Roma (2018): Encanto pela superíficie. Disponível em: https://arthurtuoto.com/2018/12/17/roma/. Acesso em 22/12/2018.
02. Não à toa, Arthur Tuoto, novamente escreve que Roma equivale a: "contemplação pictórica e distanciada do patrão sobre uma realidade que ele não ousa se aproximar" (Op. Cit.).

Ficha Técnica
Direção, Roteiro e Fotografia: Alfonso Cuarón
Produção: Alfonso Cuarón, Alice Scandellari Burr, Nicolás Celis, Jonathan King, David Linde, Carlos A. Morales, Gabriela Rodriguez, Sandino Saravia Vinay, Jeff Skoll
Elenco: Daniela Demesa (Sofi), Diego Cortina Autrey (Toño), Marina de Tavira Sr. (Sofia), Yalitza Aparicio (Cleo), Andy Cortés (Ignacio)
Design de produção: Eugenio Caballero
Direção de arte: Carlos Benassini, Oscar Tello
Figurino: Anna Terrazas
Montagem: Alfonso Cuarón, Adam Gough
Estreia: 14/12/2018 (Brasil)
Duração: 135 min.

Comentários

LEIA TAMBÉM