Melhores de 2018
Décadas após o lançamento de Um Dia Qualquer (1965), dois
longas-metragens paraenses enfim chegaram à telona, quais sejam: Para Ter Onde Ir, de Jorane Castro, e A Besta Pop, trabalho produzido pelos alunos do curso de cinema e audiovisual da UFPA. Tal dado, por si só, já
faz de 2018 um ano memorável, período esse que ainda contou com relevantes obras
lançadas diretamente em streaming
(como 22 de Julho, O Outro Lado do Vento, Roma, A Balada de Buster Scruggs e Lazzaro Felice), além de outros ótimos
títulos exibidos nos circuitos comercial e alternativo de Belém, a seguir
elencados por ordem de qualidade:
Drama e suspense se
fundem para narrar a história de um casal que de maneira egoísta planeja seu divórcio sem
atentar para o quanto o modo irresponsável com que o fazem arruína a infância e
a inocência de seu filho que não tarda a fugir e desaparecer.
A partir de um roteiro absurdamente
criativo The Square aborda assuntos diversos,
dentre os quais se destacam: o papel e o valor da arte contemporânea, bem como
o individualismo que leva o ser humano a ignorar as mazelas alheias a sua
redoma.
Ao representar o cotidiano de temor enfrentado por aqueles que são
vítimas de violência doméstica Custódia
consegue ser tenso do início ao fim, resultado obtido graças a um roteiro
conciso, um elenco irretocável e trabalhos de fotografia e de direção
harmonicamente conectados.
Agnès Varda e JR saem em viagem pelo interior da França em busca de
rostos para fotografar e histórias para apresentar. Da aparente simplicidade de
tal empreitada resulta um dos mais belos encontros de gerações já vistos no
cinema.
Harry
Dean Stanton se despede das telas e do público na pele de um idoso que,
embora convicto da necessidade de continuar morando sozinho, se apavora a cada vez que
a morte parece dele se avizinhar. Poético,
por vezes nostálgico, engraçado e reverenciador Lucky evoca a satisfação de gozar o presente e seus corriqueiros
momentos de poesia, a despeito de todos os males da sociedade e do quão sombrio
o futuro pode ser. Brilhante.
Enquanto análise do
comportamento truculento, misógino e segregacionista ainda mantido por considerável
parcela da população norte-americana, Três Anúncios apresenta
uma pujante crítica à cultura de ódio e intolerância que há séculos assola
consideráveis faixas de terra estadunidenses.
Trama Fantasma explora a doentia dinâmica
de um relacionamento amoroso em meio a um cenário de beleza e superficialidade.
O interessantíssimo roteiro de Paul Thomas Anderson proporciona ao espectador
uma saudável sensação de estranhamento responsável por fazer do longa-metragem
algo bem mais poderoso e complexo que um simples melodrama.
Acachapante, Dogman atordoa com seus personagens e
ambientes sujos e decadentes. A partir desses elementos o filme compõe um
truculento relato sobre criminalidade que pode soar tanto sedutor quanto
repulsivo ao espectador.
Num mundo onde o conceito de
fronteira tem sido cada vez mais discutido ante os êxodos rotineiramente
causados por guerras e/ou pela miséria de países pobres, a xenofobia e demais
formas de preconceito integram o viés político de Em Pedaços que, desta feita, aborda o crescimento do neonazismo e
demais movimentos segregacionistas a ele equivalentes.
Adaptação de um best-seller,
Marvin aborda as memórias de um
escritor acerca de sua difícil infância vivida no interior da França, época em
que logo conhecera as agruras da homofobia proporcionadas por uma sociedade
preconceituosa, conservadora e bruta.
11. O Animal Cordial
13. Hereditário
15. Ferrugem
16. Zama
18. Aos Teus
Olhos
19.
O Insulto
20. Henfil
Melhor Direção: Andrey Zvyagintsev (Sem Amor)
Melhor Ator: Harry Dean Stanton (Lucky)
Melhor
Ator Coadjuvante: Matheus Nachtergaele (Zama)
Melhor
Atriz: Frances McDormand (Três Anúncios Para
um Crime)
Melhor
Atriz Coadjuvante: Luciana Paes (O Animal Cordial)
Melhores
Efeitos Especiais: Jogador N° 1
Melhor
Fotografia: O Primeiro Homem / Unicórnio
Melhor
Roteiro Adaptado: Marvin
Melhor
Roteiro Original: The Square – A Arte da Discórdia
Melhor
Montagem: Marvin
Melhor
Direção de Arte: O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos
Melhor
Figurino: Trama Fantasma / O Retorno de Mary Poppins
Melhor
Trilha Sonora: Trama Fantasma / Nasce uma Estrela
Melhor
Canção: Shallow (Nasce uma Estrela)
Melhor
Animação: Com Amor, Van Gogh
Revelação: Thomas
Gioria (Custódia)
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