Melhores de 2018


        Décadas após o lançamento de Um Dia Qualquer (1965), dois longas-metragens paraenses enfim chegaram à telona, quais sejam: Para Ter Onde Ir, de Jorane Castro, e A Besta Pop, trabalho produzido pelos alunos do curso de cinema e audiovisual da UFPA. Tal dado, por si só, já faz de 2018 um ano memorável, período esse que ainda contou com relevantes obras lançadas diretamente em streaming (como 22 de Julho, O Outro Lado do Vento, Roma, A Balada de Buster Scruggs e Lazzaro Felice), além de outros ótimos títulos exibidos nos circuitos comercial e alternativo de Belém, a seguir elencados por ordem de qualidade:

Drama e suspense se fundem para narrar a história de um casal que de maneira egoísta planeja seu divórcio sem atentar para o quanto o modo irresponsável com que o fazem arruína a infância e a inocência de seu filho que não tarda a fugir e desaparecer.

A partir de um roteiro absurdamente criativo The Square aborda assuntos diversos, dentre os quais se destacam: o papel e o valor da arte contemporânea, bem como o individualismo que leva o ser humano a ignorar as mazelas alheias a sua redoma.

Ao representar o cotidiano de temor enfrentado por aqueles que são vítimas de violência doméstica Custódia consegue ser tenso do início ao fim, resultado obtido graças a um roteiro conciso, um elenco irretocável e trabalhos de fotografia e de direção harmonicamente conectados. 

Agnès Varda e JR saem em viagem pelo interior da França em busca de rostos para fotografar e histórias para apresentar. Da aparente simplicidade de tal empreitada resulta um dos mais belos encontros de gerações já vistos no cinema.


Harry Dean Stanton se despede das telas e do público na pele de um idoso que, embora convicto da necessidade de continuar morando sozinho, se apavora a cada vez que a morte parece dele se avizinhar. Poético, por vezes nostálgico, engraçado e reverenciador Lucky evoca a satisfação de gozar o presente e seus corriqueiros momentos de poesia, a despeito de todos os males da sociedade e do quão sombrio o futuro pode ser. Brilhante.

Enquanto análise do comportamento truculento, misógino e segregacionista ainda mantido por considerável parcela da população norte-americana, Três Anúncios apresenta uma pujante crítica à cultura de ódio e intolerância que há séculos assola consideráveis faixas de terra estadunidenses.


Trama Fantasma explora a doentia dinâmica de um relacionamento amoroso em meio a um cenário de beleza e superficialidade. O interessantíssimo roteiro de Paul Thomas Anderson proporciona ao espectador uma saudável sensação de estranhamento responsável por fazer do longa-metragem algo bem mais poderoso e complexo que um simples melodrama.

Acachapante, Dogman atordoa com seus personagens e ambientes sujos e decadentes. A partir desses elementos o filme compõe um truculento relato sobre criminalidade que pode soar tanto sedutor quanto repulsivo ao espectador.


Num mundo onde o conceito de fronteira tem sido cada vez mais discutido ante os êxodos rotineiramente causados por guerras e/ou pela miséria de países pobres, a xenofobia e demais formas de preconceito integram o viés político de Em Pedaços que, desta feita, aborda o crescimento do neonazismo e demais movimentos segregacionistas a ele equivalentes.

Adaptação de um best-seller, Marvin aborda as memórias de um escritor acerca de sua difícil infância vivida no interior da França, época em que logo conhecera as agruras da homofobia proporcionadas por uma sociedade preconceituosa, conservadora e bruta.

11. O Animal Cordial
13. Hereditário
16. Zama
19. O Insulto
20. Henfil

Melhor Direção: Andrey Zvyagintsev (Sem Amor)

Melhor Ator: Harry Dean Stanton (Lucky)

Melhor Ator Coadjuvante: Matheus Nachtergaele (Zama)

Melhor Atriz: Frances McDormand (Três Anúncios Para um Crime)

Melhor Atriz Coadjuvante: Luciana Paes (O Animal Cordial)

Melhores Efeitos Especiais: Jogador N° 1

Melhor Fotografia: O Primeiro Homem / Unicórnio

Melhor Roteiro Adaptado: Marvin

Melhor Roteiro Original: The Square – A Arte da Discórdia

Melhor Montagem: Marvin

Melhor Direção de Arte: O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos

Melhor Figurino: Trama Fantasma / O Retorno de Mary Poppins

Melhor Trilha Sonora: Trama Fantasma / Nasce uma Estrela

Melhor Canção: Shallow (Nasce uma Estrela)

Melhor Animação: Com Amor, Van Gogh

Revelação: Thomas Gioria (Custódia)

Comentários

LEIA TAMBÉM