Nosso Lar


Aprimoramento da Linguagem

Abordar uma obra como Nosso Lar (Brasil, 2010) requer um afastamento de eventuais crenças filosóficas e/ou religiosas em benefício de uma análise imparcial e centrada nos aspectos técnicos do trabalho cinematográfico.
Nesta toada, salta aos olhos o eficiente – ainda que não necessariamente original e por vezes cafona – trabalho de direção de arte, cuja habilidade logra êxito em materializar elementos do livro homônimo aparentemente complexos para uma filmagem.
Contudo, o apuro visual, infelizmente, se constrói como um trunfo isolado do longa-metragem, visto que a direção excessivamente respeitosa de Wagner de Assis se por um lado evita que temas controversos como a arrecadação de bônus-horas e a utilização de tecnologia avançada caiam na comicidade, por outro lado não consegue impedir o tom solene das interpretações e de diálogos que, na verdade, mais parecem discursos.
De qualquer forma, Nosso Lar, apesar dos altos e baixos e independentemente de sua temática, representa mais um passo no processo de amadurecimento do cinema nacional no que atine o aprimoramento de sua linguagem, o que, convenhamos, já é motivo de congratulações.

COTAÇÃO: ۞۞۞

 

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Wagner de Assis
Música:Philip Glass
Fotografia:Ueli Steiger
Direção de Arte:Lia Renha
Figurino:Luciana Buarque
Edição:Marcelo Moraes
Estreia no Brasil: 3 de Setembro de 2010
Duração: 102 minutos

Comentários

  1. Pelo visto, apesar dos "altos e baixos", irei experimenta este filme., pois sempre uma duvida restava se haveria apelo exarcebado referente ao tema.

    Ótimo blog!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

LEIA TAMBÉM