Melhores de 2014
Dentre os
filmes que lograram o êxito de chegar as telas de Belém em 2014, restou clara a considerável quantidade de títulos que muito prometeram mas que por um ou outro
motivo não conseguiram alcançar todo seu potencial, o que, consequentemente, fez a
tarefa de elencar os melhores do ano custar a ser concluída. Sem mais lamentações, saudemos o que de
melhor foi exibido nesses últimos meses na cidade das mangueiras...
1. Azul é a Cor Mais Quente
Mesmo chegando
com atraso as telas da capital paraense, o vencedor da Palma de Ouro em 2013 se
manteve durante meses na dianteira chegando ao fim do ano como o melhor título
exibido na cidade graças a veracidade com que relata uma história de amor –
independentemente da orientação sexual – comum a todos.
Leia a crítica em: http://setimacritica.blogspot.com.br/2014/03/azul-e-cor-mais-quente.html
2. O Lobo de Wall Street
Incrível o frescor que o jovem Sr. Martin Scorcese aplica
em seus filmes. Conectado a toda uma evolução da linguagem audiovisual,
Scorcese entrega seu melhor trabalho cômico, neste que ainda representa o ápice
da parceria com Leonardo DiCaprio (em estado de graça).
Leia a crítica em: http://setimacritica.blogspot.com.br/2014/02/o-lobo-de-wall-street.html
3. O Passado
Asghar Farhadi revisita temas já tratados em sua filmografia, como a
complexidade das relações familiares, mas o faz de maneira inovadora,
explorando, assim, novas perspectivas de um mesmo assunto tal como um Yasujiro
Ozu deste novo século de cinema.
Leia a crítica em: http://setimacritica.blogspot.com.br/2014/06/o-passado.html
4. O Médico Alemão
O relato sobre a
passagem de Joseph Mengele pela Argentina se vale do objetivo de não parecer um
vídeo educacional para paulatinamente liberar informações fundindo, assim,
drama e suspense num trabalho que corrobora a qualidade e diversidade do cinema
argentino atual. Leia a crítica em:
5. Pelo Malo
Em Pelo Malo cabe ao espectador
escolher o caminho pelo qual prefere compreender a obra: se tão somente um
trabalho sobre distinção de sexualidade e preconceito, se uma obra de cunho
principalmente social ou se ambas as coisas. Seja qual for a alternativa, na
trilha aberta por Mariana Rondón todos os pontos se cruzam independentemente do
viés interpretativo. Complexo e eficiente, portanto. Leia a crítica em: http://setimacritica.blogspot.com.br/2014/07/pelo-malo.html
6. Miss Violence
Espécie de versão hardcore
de As Virgens Suicidas, Miss Violence se impõe como uma das mais
incômodas e angustiantes experiências cinematográficas dos últimos tempos dada
a sucessão de depravações mostrada. Sufocante, o filme vai a cada minuto
fazendo o espectador sentir o estômago mais e mais embrulhado numa toada crua e
sem espaço para alívio. Leia a crítica em: http://setimacritica.blogspot.com.br/2014/12/miss-violence-as-virgens-suicidas_23.html
7. A Grande Beleza
A Grande Beleza é, sobretudo, uma ode ao cinema italiano, eis
que reverencia duas de suas maiores obras: A
Doce Vida de Federico Fellini e Morte
em Veneza de Luchino Visconti. Todavia,
o trabalho de Paolo Sorrentino não se contenta em ser apenas um filme
homenagem, abrindo também espaço para reflexão sobre a sociedade italiana atual
e a contraditória ausência de refinamento de sua parte num local tão culto e
belo.
Leia a crítica em: http://setimacritica.blogspot.com.br/2014/08/a-grande-beleza.html
8. Interestelar
Interestelar é um filme arriscado na medida em que
busca não só arrebatar o olhar como também expandir, tornar complexo um mote
aparentemente comum. Neste diapasão, destaca-se a forma precisa com que Christopher
Nolan conta a história sem medo de acumular personagens, espaços e tempos
diversos.
Leia a crítica em: http://setimacritica.blogspot.com.br/2014/12/interestelar-contato.html
9. 12 Anos de Escravidão
12 anos de Escravidão pode não ser brilhante em seu todo,
mas é, frise-se, excepcional em determinados capítulos nos quais a crueldade
branca e/ou o sofrimento negro dão o tom, inflando de angústia quem os assiste.
Leia a crítica em: http://setimacritica.blogspot.com.br/2014/03/12-anos-de-escravidao.html
10.
O Lobo Atrás da Porta
O que torna memorável o longa-metragem de Fernando Coimbra
é a forma gradual com que, sem abrir mão do humor, constrói o suspense e
delineia os ambíguos perfis de cada membro de um triângulo amoroso. Some-se a
isso um poderosíssimo ponto de virada do roteiro que culmina num desfecho não
menos que impactante.
Leia a crítica em: http://setimacritica.blogspot.com.br/2014/09/o-lobo-atras-da-porta.html
11.
Praia do Futuro
12. Capitão América – O Soldado Invernal
13.
Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1
14. Trapaça
15. Garota Exemplar
16. The Lunchbox
18. Ela
19. Eu e Você
Melhor Direção: Abdellatif
Kechiche: (Azul é a Cor Mais Quente)
Melhor Ator: Leonardo Di Caprio (O Lobo de Wall Street)
Melhor Ator Coadjuvante: Mattew McConaughey (O Lobo de Wall Street) e Michael Fassbender (12 anos de
Escravidão)
Melhor Atriz: Adèle Exarchopoulos (Azul é a Cor Mais Quente)
Melhor Atriz Coadjuvante: Jennifer Lawrence (Trapaça)
Melhores Efeitos Especiais: Guardiões da Galáxia
Melhores Efeitos Especiais: Guardiões da Galáxia
Melhor Fotografia: A Grande Beleza
Melhor Roteiro Adaptado: Azul é a Cor Mais Quente
Melhor Roteiro Original: O Passado
Melhor Montagem: O Lobo de Wall Street
Melhor Direção de Arte: Ela
Melhor Figurino: Trapaça
Melhor Canção: The Hanging Tree (Jogos Vorazes: A
Esperança – Parte 1)
Comentários
Postar um comentário