O Médico Alemão / Os Meninos do Brasil
Histórias de uma Fuga
O Médico Alemão (Argentina/Espanha/Noruega/França, 2013) e Os Meninos do Brasil (EUA, 1978) são obras obviamente interligadas,
afinal, um funciona de prequel para o
outro. Neste passo, o primeiro, mais restrito aos fatos realmente ocorridos,
retrata o momento em que já foragido o nazista Josef Mengele se refugia na
Argentina, ao passo em que o segundo, baseado no romance de Ira Levin, envereda
pelo campo ficcional com maior intensidade ao mostrar o passo seguinte de sua
fuga quando o criminoso de guerra se estabelece no Paraguai.
O trabalho dirigido pelo experiente Franklin J.
Schaffner, cabe dizer,
envelheceu mal, tendo hoje a aparência de um telefilme barato no qual as
soluções visuais são capengas e as interpretações sofríveis. Com efeito, no que
tange esses dois aspectos criticados tem-se uma visão estereotipada de um
Paraguai onde homens estão sempre banhados em suor e empregadas executam
tarefas domésticas de seios desnudos, cenário esse em que nem mesmo as presenças
de Gregory Peck e Laurence Olivier servem de alento dada as atuações exageradamente
teatrais de cada um. Não fosse o bastante, Os
Meninos do Brasil peca pelo excesso de didatismo, daí o acúmulo de
explicações volta e meia prejudicar o ritmo da trama tornando anticlimáticas
sequências que poderiam até salvar o filme do esquecimento.
Já O Médico Alemão é um
primor de elegância na medida em que não menospreza o espectador e não entrega
a este tudo mastigado, preferindo, desta feita, deixar subentendidos através de
poucos frames relevantes trechos da passagem de Mengele por Bariloche – como as
realizações de cirurgias plásticas para troca de rostos dos oficiais nazistas
que ali se escondiam e a condescendência de certos argentinos perante o passado
dos alemães que visitavam suas terras. Dentro deste contexto, soma-se a
colaboração do ator Àlex Brendemühl que, ao contrário de Gregory Peck, compõe
um Mengele taciturno, sorrateiro, lacônico, mas também duro e cruel,
características essas que mesmo quando unidas em momento algum fazem parecer
que o médico alemão se considera uma espécie de sucessor vivo de Adolf Hitler,
tal como visto em Os Meninos do Brasil.
Emoldurada por uma bela direção de fotografia, a narrativa se vale do
objetivo de não parecer um vídeo educacional e, ato contínuo, vai paulatinamente
liberando informações para fundir drama e suspense fazendo deste um trabalho
que corrobora não só a já tão propagada qualidade como também diversidade do
cinema argentino atual.
Ficha Técnica – O Médico
Alemão
Título Original: Wakolda
Direção e Roteiro: Lúcia Puenzo
Produtores: Axel Kuschevatzky,
Fabienne Vonier, Gudny Hummelvoll, José María Morales, Lucía Puenzo, Stan Jakubowicz
Elenco: Àlex Brendemühl, Abril Braunstein, Alan Daicz, Alex
Brendemühl, Ana Pauls, Diego Peretti, Elena Roger, Florencia Bado, Guillermo
Pfening, Juani Martínez, Natália Oreiro
Fotografia:
Nicolás Puenzo
Trilha Sonora: Daniel Tarrab, Andrés Goldstein
Estreia: 29.08.2013 Estreia no Brasil: 12.06.14
Duração: 93min.
Ficha Técnica – Os Meninos
do Brasil
Título Original: The Boys from Brazil
Direção: Franklin
J. Schaffner
Roteiro Heywood Gould baseado na obra de
Ira Levin
Elenco: Gregory Peck,
Laurence Olivier, James Mason, Lili Palmer, Uta Hagen, Rosemary Harris, Anne
Meara, Denholm Elliot e Steve Guttemberg.
Diretor de Fotografia: Henri Decaë
Edição: Robert Swink
Diretor de Arte: Peter Lamont
Figurino: Anthony Mendleson
Edição: Robert Swink
Diretor de Arte: Peter Lamont
Figurino: Anthony Mendleson
Trilha Sonora: Jerry Goldsmith
Estreia: 05.08.1978
Duração:
124 min.
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