As Desgraças de Iñárritu

Na sequência final de
Gladiador (EUA, 2000) o general Maximus Decimus Meridius
consegue alcançar um objetivo maior do que a própria vingança por ele perpetrada: reencontrar, já em outro plano, a mulher e o filho outrora assassinados. Ideia semelhante conduz a narrativa de
Biutiful (Espanha, 2010), qual seja o encontro do protagonista Uxbal (Javier Barden) com o pai falecido há décadas. Ambos os filmes, portanto, comungam em suas conclusões de um pensamento confortável a quem já sofreu uma perda: passar pelo inevitável rito de transição com a ajuda de pessoas amadas que não mais estão entre nós. Enquanto Ridley Scott chega a tal término pela via do épico pulsante, a obra de Alejandro González Iñárritu limita o ar poético para as cenas de abertura e de encerramento, preferindo desenvolver-se mediante uma narrativa crua e de composição estética propositalmente decadente. Neste passo, uma vez que a história principal de seu filme assim permitia, Iñárritu perde a oportunidade de trabalhar com mais leveza e poesia para insistir com seu olhar trágico e pessimista sobre o homem. Não que o mundo em que vivemos seja um mar de rosas, porém, a recorrência com que o diretor espanhol explora o prisma da mazela, da desesperança retira de
Biutiful a dose de espontaneidade que tão bem lhe cairia, tarimbando o espectador para qualquer excesso que porventura surja.
Roteiro: Alejandro González Iñárritu, Armando Bo e Nicolás Giacobon
Produção: Alejandro González Iñárritu, Jon Kilik e Fernando Bovaira
Música: Gustavo Santaolalla
Fotografia: Rodrigo Prieto
Direção de Arte: Marina Pozanco
Figurino: Bina Daigeler e Paco Delgado
Edição: Stephen Mirrione
Estreia no Brasil: 21 de Janeiro de 2011
Duração: 137 min
Super concordo, Dario... ;)
ResponderExcluirQuero muito conferir, adoro Inarritu e Javier Bardem. Os dois juntos deve ser demais!
ResponderExcluirhttp://cinelupinha.blogspot.com/
Impecável sua análise sobre este que é de fato o maior problema de BIUTIFUL: a abordagem pesadíssima do tema, sem espaço para sutilezas. Em função disso, toda a parte técnica funciona: seja a fotografia mórbida de Prieto ou a música dissonante de Santaolalla, além da direção de arte que afunda tudo em tristeza e decadência. Mas o cineasta falta com o roteiro, e, agora sem Arriaga, intenciona, mas não consegue trabalhar com histórias paralelas (ainda que Uxbal seja o protagonista evidente). 5/10
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