Bella


Curiosa Fuga da Obviedade

Em Bella um homem e uma mulher, colegas de profissão, encontram nas dores um do outro o apoio e o ombro amigo necessários à continuação de suas caminhadas.
Apesar de apoiado em estruturas narrativas tradicionais, esta produção de 2006 logra êxito em ser tocante sem precisar utilizar de qualquer artifício de manipulação do espectador. Para tanto, o diretor Alejandro Monteverde trava uma digna batalha contra o lugar comum lançando mão de uma montagem que se permite dar saltos no tempo, escapando, assim, da mesmice em que certas seqüências poderiam desembocar.
Neste passo, é louvável sua omissão no que tange a emissão de juízo de valor sobre as personagens. Expondo seus defeitos e virtudes, o cineasta, na verdade, mostra o quanto aqueles são gente comum cujos dramas poderiam ser vividos por qualquer um de nós.
Como forma de imprimir leveza ao tom dramático do enredo, a história é ambientada em meio a efervescência do caldeirão de raças e culturas que a cidade de Nova York representa. Dessa forma, muitas cores e músicas são utilizadas para demonstrar que em meio a toda a agitação de uma megalópole, em meio ao vai-e-vem de seus transeuntes existem milhões de corações e almas envoltos tanto em alegrias quanto em problemas e sofrimentos.
Vencedor de diversos prêmios em festivais de cinema como o de Toronto, por exemplo, Bella se firma - ainda que seu roteiro resvale em temas não necessariamente inovadores - como um interessante trabalho de valorização de sutilezas e de fuga da obviedade, o que, por certo, não deixa de ser curioso.

COTAÇÃO: ۞۞۞


Ficha Técnica

Direção: Alejandro Monteverde
Elenco: Sophie Nyweide, Eduardo Verastegui, Ramon Rodriguez, Tammy Blanchard, Manny Perez.
Duração: 91 min.
Estreia: 22 de Maio de 2008

Curiosidade: O protagonista de Bella é interpretado pelo ator e cantor mexicano Eduardo Verastegui, o qual, não obstante a fama adquirida em sua terra natal, abandonou o sucesso comercial para se dedicar a produção de filmes com valores cristãos.

Comentários

LEIA TAMBÉM