7 Anos


Fidelidade Quanto a Proposta

7 Anos (França, 2006) narra a trajetória de um intricado triângulo amoroso. O marido está preso, motivo pelo qual pede a seu carcereiro que seduza sua esposa para que assim esta retome sua vida sexual.
Inicialmente os três envolvidos encaram essa oportunidade com frieza predeterminada. Cada um possui, a seu modo, objetivos específicos: o prisioneiro quer escutar gravações dos orgasmos de sua mulher, ao passo que esta e seu amante buscam tão somente o sexo escapista.
Porém, como as relações humanas nada tem de fórmulas matemáticas, as metas de cada um começam a se tornar incômodas à medida que sentimentos vão tomando o lugar do distanciamento calculado.
O sexo, então, muda de cenário: do banco do automóvel do amante os encontros eróticos pulam para a cama deste que, por sua vez, passa a passa exigir da mulher algo além de uma relação carnal.
A esposa, em contrapartida, deixa de compreender até que ponto satisfaz a si própria e/ou a seu marido que encarcerado perde o equilíbrio ao perceber que as peças do jogo que criara não se movem mais conforme seu bel prazer.
Filmado e montado em consonância com o estado de espírito de seus personagens, 7 Anos é marcado pelo predomínio de uma frieza – caracterizada nos cortes secos que permitem pouca aproximação da platéia para com o trio de protagonistas – durante quase toda sua duração, para, em seguida e já próximo ao final ganhar ares de sensibilidade que ressoam as reflexões de cada membro do triângulo amoroso; momento esse em que os planos se mostram ligeiramente mais longos e contemplativos, valendo-se, neste sentido, de uma troca de ambientes urbanos para locações paradisíacas, ainda que gélidas – afinal, não podemos esquecer que a frieza constitui o eixo central da trama.
Dentro deste contexto, a fidelidade do diretor Jean-Pascal Hattu perante a proposta de seu roteiro é inconteste, mesmo que isso possa implicar a rejeição do espectador para com o drama desenvolvido.

COTAÇÃO: ***

Ficha Técnica
Título Original: 7 Ans
Direção e Roteiro: Jean-Pascal Hattu
Elenco: Valérie Donzelli, Bruno Todeschini, Cyril Troley
País de Origem: França
Estreia: 3 de Setembro de 2006
Duração: 86 minutos

Comentários

LEIA TAMBÉM