Minha Vida Sem Mim


Andando na Corda Bamba

Após descobrir que sua vida terminará em pouco mais de dois meses, Ann passa a, durante o pouco tempo que lhe resta, pôr em prática pequenos desejos e deveres.
Logo de cara a premissa de Minha Vida Sem Mim (Canadá/Espanha, 2003) lembra a de tantos outros trabalhos envolvendo temática semelhante, tais como: Tudo por Amor (Dying Young), Doce Novembro e Antes de Partir (The Bucket List, 2007); todavia, seu diferencial para com os exemplos citados reside na sobriedade com que a história é abordada, afastando o longa do melodrama no qual seus colegas de gênero costumam resvalar.
Neste sentido, a protagonista assume um tom deveras realista que a humaniza justamente pela coragem de abraçar posturas por vezes egoístas que a retiram da zona do politicamente correto.
Desta feita, não obstante a existência de uma família composta por duas belas filhas e um marido amoroso, Ann não hesita em, antes da morte, conhecer outro homem para, assim, saciar sua curiosidade sobre a sensação de deitar-se com outro além daquele primeiro que fora até então seu primeiro e único parceiro.
Preocupada em não tecer juízos de valor, a cineasta Isabel Coixet se esforça em trilhar a linha da sutileza, contudo, seu calculado equilíbrio e distanciamento perante a melancolia do drama narrado acaba por impregnar a obra com certa frieza, o que, entretanto, é interrompido quando próximo ao término a personagem principal e, por conseguinte, o filme assumem ares emotivos e cativantes pela delicadeza.
Tal mudança, apesar de ligeira, emplaca a irregularidade como característica do conjunto, o que, sem dúvida, é produto do balanço da corda bamba em que caminhara a diretora Coixet quando da condução de sua narrativa.
De qualquer forma, são inegáveis as boas intenções desta obra que merece respeito pela iniciativa de abordagem diferenciada, ainda que imperfeita.

COTAÇÃO: ***

Ficha Técnica
Título Original: My Life Without Me
Direção e Roteiro: Isabel Coixet
Elenco: Maria de Medeiros (cabelereira)Sarah Polley (Ann)Alfred Molina (pai de Ann)Sonja Bennett (Sarah) Deborah Harry (Ann's Mother) Morgan Brayton (enfermeira)María CamiScott Speedman (Don) Jessica Amlee (Penny) Amanda Plummer (Laurie)Camille Martinez (Camille Martínez)Kenya Jo Kennedy (Patsy)Julian Richings (Dr. Thompson)Mark Ruffalo (Lee)Leonor Watling (Ann, a vizinha)
Estreia: 7 de Março de 2003
Duração: 106 minutos
Curiosidade: Após sua ida para os Estados Unidos a catalã Isabel Coixet obteve o apoio de Pedro Almodóvar que, além de Minha Vida Sem Mim, produziu outros dois filmes da cineasta, quais sejam os longas Aos que Me Amam (1998) e A Vida Secreta das Palavras (2003).

Comentários

LEIA TAMBÉM