E Agora, Aonde Vamos?/Polissia
Quando
a Limitação de Foco se Torna um Problema
Não bastasse a contemporaneidade e
a nacionalidade francesa, E Agora, Aonde Vamos?
(2011) e Polissia (2011) guardam duas
consideráveis semelhanças. A primeira delas, mais evidente, advém do fato de
suas diretoras Nadine Labaki e Maïwenn Le Besco
também atuarem em frente as câmeras em papeis quase protagonistas dos
respectivos trabalhos. O segundo ponto de ligação entre as obras, por seu
turno, é detectado na parcialidade do olhar que ambas as cineastas lançam sobre
seus roteiros, característica essa, vale dizer, resultante da opção que as
mesmas fazem por manter a atenção de suas narrativas em um específico lado da
história.
O longa-metragem de Nadine Labaki
trata do cotidiano de um vilarejo no Líbano onde convivem católicos e
muçulmanos. Neste cenário de tensão as mulheres se dedicam diariamente a criar
e executar planos dos mais esdrúxulos para manter a paz no lugar. Com efeito,
Labaki se utiliza de saídas cômicas eficientes, responsáveis por empregar
leveza a um assunto normalmente abordado com frieza. O problema, dentro deste
contexto, é que quando tem de ser sério o filme acaba falhando em razão da
compreensão generalizante de uma artista que, pelo visto, vê os homens como
trogloditas – ainda que essa não seja uma inverdade absoluta, o equívoco está
em não abrir espaço para exceções a regra – e as mulheres como seres superiores
obrigados a aturar em seu convívio um sexo tão ignóbil como o masculino.
Trabalho feminista no sentido mais machista do termo.
Em Polissia Maïwenn almeja tratar do
espinhoso tema da pedofilia sob o ponto de vista de policiais que lidam
exclusivamente com casos dessa espécie. Tal limitação de foco em muito se
assemelha a estratégia de abordagem utilizada no documentário, daí a produção
exalar ares de cinema não ficcional durante toda sua duração. O espectador,
contudo, não tarda a sentir falta de um tratamento mais pormenorizado acerca
dos sofrimentos experimentados pelas vítimas e por suas famílias; neste
sentido, fragmentos de dramas são mostrados e logo em seguida deixados de lado
em benefício de coisas banais como os amores reprimidos percebidos entre alguns
daqueles policias. Dito isso, é Inegável que, quando quer, o longa-metragem consegue
chocar, incomodar, mas também é muito perceptível que se pelo menos fosse mais
concisa e aparasse muitas abas desnecessárias Maïwenn
alcançaria um resultado superior em contundência.
Ficha
Técnica - E Agora, Aonde Vamos?
Título
Original:
Et Maintenant, On Va Où?
Direção: Nadine Labaki
Roteiro: Jihad Hojeily, Nadine Labaki, Rodney Al Haddad
Produção: Anne-Dominique Toussaint, Nadine Labaki
Elenco: Antoinette Noufaily (Saydeh)Claude Moussawbaa (Takla)Layla Hakim (Afaf)Nadine Labaki (Amale)Yvonne Maalouf (Yvonne)
Trilha
Sonora: Khaled Mouzanar Duração: 100
min.
Ficha Técnica – Polissia
Título
Original: Polisse
Direção: Maïwenn
Produção: Alain Attal Roteiro: Maïwenn,
Emmanuelle Bercot
Elenco: Karin Viard, Marina Foïs, Joey Starr,
Nicolas Duvauchelle, Maïwenn, Karole Rocher, Emmanuelle Bercot, Frédéric
Pierrot, Arnaud Henriet, Naidra Ayadi, Jérémie Elkaïm
Fotografia: Pierre Aïm Trilha Sonora: Stephen
Warbeck
Estreia no
Brasil: 31.08. 2012 Estreia
Mundial: 19.10.2011
Duração: 127 min.
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