Rock of Ages – O Filme


Saudade de Cameron Crowe

                      Sem valor tal como um rock farofa dos mais espalhafatosos. Assim é Rock of AgesO Filme (EUA, 2012), musical que se perde, não obstante o precioso assunto a ser explorado, graças a falta de comprometimento para com a história a ser contada. Neste passo, preocupada tão somente com o visual dos números musicais, a produção não esconde que o fiapo de roteiro filmado serve tão somente para justificar a inserção de hits conhecidos mundo afora, razão pela qual os personagens, deixados ao leo, resultam vazios quando não deslocados ou desnecessários – aspecto esse em que as maiores vítimas são Catherine Zeta-Jones, escalada em um núcleo que pouca conexão possui com o restante da obra, e Russel Brand a quem foi conferido um papel que se inexistente falta alguma faria no contexto geral do enredo. Não a toa, portanto, o longa-metragem demonstra um conjunto nada harmonioso de partes cuja comunicação é ínfima e cuja irregularidade é latente.
                        Quem salva o filme em alguns momentos é Tom Cruise que mais uma vez demonstra como seu rendimento é superior quando os holofotes não incidem exclusivamente sobre ele. Extremamente a vontade na pele de um rock star à la Axl Rose, o ator aproveita, ainda, para mostrar boa química com sua parceira de cena Malin Akerman – a qual, vale dizer, vem se revelando uma camaleoa, tamanhas as mudanças na aparência experimentadas a cada novo projeto.
                       Apenas a qualidade do desempenho de Tom Cruise, entretanto, não é suficiente para esconder a ineficiência da produção quanto ao manuseio de uma matéria-prima interessantíssima, qual seja a cena rock da segunda metade da década de 80, daí que ao invés de ser envolvente, divertido e mordaz – como fora, por exemplo, o remake de Hairspray (EUA, 2007) também dirigido por Adam ShankmanRock of Ages se conforma em ser uma espécie de episódio estendido de Glee¹, eis que calcado, principalmente, no romance bobo e previsível encenado pelo casal Diego Boneta e Julianne Hough, figuras essas esforçadas e de rostinhos bonitos, mas desprovidas de qualquer energia rock and roll.
                       Nas mãos de um Cameron Crowe esse seria um show digno de bis.
_____________________
1.     Ressalte-se que Adam Shankman também dirigiu vários episódios do seriado, o que, por certo, explica o caráter formulaico de seu trabalho em Rock of Ages.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Adam Shankman
Elenco: Tom Cruise, Malin Akerman, Bryan Cranston, Catherine Zeta-Jones, Alec Baldwin, Paul Giamatti, Russell Brand, Julianne Hough, Will Forte, Diego Boneta
Produção: Jennifer Gibgot, Garret Grant, Tobey Maguire, Scott Prisand, Adam Shankman, Matt Weaver
Roteiro: Chris D'Arienzo, Allan Loeb, Justin Theroux
Fotografia: Bojan Bazelli
Trilha Sonora: Adam Anders
Duração: 122 min.

Comentários

  1. Será? Considerando apenas Quase Famosos, tem razão na última afirmação. Mas, Cameron Crowe anda tão desapontador ultimamente que acho que o resultado seria tão fraco quanto.

    ResponderExcluir
  2. Talvez você tenha esquecido do documentário PJ 20 dirigido por ele ano passado. Outra aula de rock ministrada por Crowe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

LEIA TAMBÉM