O Terceiro Tiro

-->
Um Cadáver Alcoviteiro
Paisagem outonal, pássaros cantando, um disparo, um cadáver encontrado. Mas, afinal, o que terá acontecido a Harry (o falecido)? Quem o terá assassinado em meio a tantas pessoas se incriminando ao mesmo tempo? Enterrar e desenterrar o corpo várias vezes tornaria o enigma mais fácil? Quem sabe dar um banho no defunto não resolva todos os problemas?
Partindo dessas premissas um tanto quanto absurdas, Alfred Hitchcock realiza o grande trabalho de diferenciação de sua carreira com O Terceiro Tiro (The Trouble With Harry, 1962). Ao invés do suspense e/ou do drama psicológico que nortearam sua filmografia, o cineasta realiza dessa vez uma deliciosa comédia de humor negro recheada de diálogos sarcásticos e politicamente incorretos.
Através da investigação sobre a morte de Harry, Hitchcock traça um nada enfadonho panorama comportamental sobre o homem, eis que para os vivos pouco importa a condição de morto daquele homem, mas sim as implicações negativas ou não que seu falecimento pode acarretar – afinal, dentre tantas coisas, o cadáver serve até mesmo para unir corações solitários...
A elegância com que Hitchcock conta a história também é a mesma com que dirige aspectos técnicos do filme, tais como a fotografia, com a qual aproveita para explorar em ângulos bastante peculiares toda a beleza da natureza que compõe o cenário da morte de Harry.
O elenco inspiradíssimo, por sua vez, defende com extrema naturalidade e ironia as ambigüidades de cada personagem, valendo, neste contexto, destacar a presença de Shirley MacLaine que, em início de carreira e no auge de sua beleza, imprime o tom misterioso e também divertido que o papel pedia.
Talvez por ser um filme estranho ao restante da obra de Hitchcock, O Terceiro Tiro se revela como seu trabalho menos estudado e menos conhecido por novas gerações. Contudo, é justamente por conta do talento com que esse afastamento é conduzido que a produção merece o devido status de imprescindibilidade. 



FICHA TÉCNICA
Título Original: The Trouble With Harry 
 Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Barry Macollum, Dwight Marfield, Edmund Gwenn, Jerry Mathers, John Forsythe, Mildred  Dunnock, Mildred Natwick, Parker Fennelly, Royal Dano, Shirley MacLaine
Roteiro: John Michael Hayes
Trilha Sonora: Bernard Herrmann
Fotografia: Robert Burks
Duração: 100 min.

Comentários

LEIA TAMBÉM